Independentemente do resultado final entre FURIA e G2 Esports pela BLAST Premier Global Finals, a estreia de Lucas “h0nda” Cano, de 20 anos, no tier 1 do cenário mundial de Counter-Strike: Global Offensive já pode ser considerada com o pé direito. No entanto, o excesso de talento que chamou a atenção no duelo contra a G2 também já se voltou contra o próprio jogador.
+ Astralis lança música própria “To The Stars”; confira o vídeo
+ NiKo afirma que planejou montar time com FalleN e coldzera
Isso porque a nova estrela da FURIA possui um banimento no Counter-Strike por meio do Overwatch, o sistema de monitoramento de jogadores suspeitos que conta com a própria comunidade avaliando o gameplay de um determinado player. A informação foi compartilhada pelo próprio jogador em seu canal do YouTube.
“Isso significa que alguém analisou o meu jogo e a minha demo. E com a fiscalização do Counter-Strike, eles dão os poderes para os players decidirem, e eles decidiram que eu estava com cheat”, disse h0nda no vídeo (a parte sobre o banimento começa em 2:40).
https://youtu.be/USnMhvqpfJ0
Entretanto, o sistema de monitoramento feito por outros jogadores está longe de ser imune a erros. Isso porque, como ele é avaliado por outros players, a análise equivocada pode levar ao banimento de uma conta sem irregularidades.
Conhecido pelo excelente jogo na Gamers Club, h0nda possui conta em diversas outras plataformas e nunca foi banido por uso de cheat em nenhuma delas. “Sempre joguei em todas as plataformas, FACEIT, GC, Esportal, e nunca tive nenhum problema com isso [banimento]. Aí vou no matchmaking e tomo ban”, desabafou o jogador.
E pra quem perdeu essas pedradas no 2º round: pic.twitter.com/DZ37UJ4mLa
— The Clutch Esports (@TheClutchBR) January 19, 2021