As novas restrições da Valve em relação aos torneios Regional Major Ranking (RMR) de CS:GO fizeram uma nova vítima. Seguindo os passos de Team oNe e Team Vitality, a Havan Liberty dispensou neste sábado (27) Caike “caike” Costa, que tinha chegado à organização há cerca de um mês para ser o sexto jogador. A informação e o motivo foram dados pelo próprio atleta por meio de seu Twitter oficial.
Apesar de não proibir que as equipes tenham seis jogadores, a Valve recentemente anunciou uma punição de 20% nos pontos RMR conquistados caso os times façam substituições durante os torneios que valem pontos no circuito classificatório para o Major de Estocolmo. A punição praticamente inutiliza o sistema de seis jogadores e muitas organizações o vem abandonando por conta disso.
O caso mais emblemático foi o de Nabil “Nivera” Benrlitom, dispensado no início de março pela Vitality. O jogador vinha sendo bastante utilizado na rotação da equipe francesa, mas teria que deixar de jogar os principais torneios da temporada por causa das restrições. Com isso, a Vitality não viu outra opção senão o liberar para transferências. Apesar disso, a organização fez questão de mostrar seu desapontamento com a decisão e ainda afirmou que acredita que o sistema de seis jogadores é o futuro para o jogo.
“Nivera mostrou um grande talento e potencial durante o tempo conosco e a porta não está fechada para um retorno no futuro se as coisas mudarem. Estamos convencidos que o formato de seis jogadores é a melhor maneira de ajudar a cena competitiva do CS:GO a crescer ainda mais”, disse a Vitality em comunicado.
Com a saída de caike, a Havan passa a ter o seguinte elenco:
- Alexandre “ALLE” Santos
- Rodrigo “drg” Ausenka
- Victor “remix” Monteiro
- Michale “dok” Marques
- William “w1” Almasan
- Sid “sidde” Macedo (Coach)