Próximos torneios de CS:GO agitam o cenário brasileiro
Os arsenais já estão abastecidos e as skins estão brilhando. A temporada 2023 para o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) brasileiro já começou, mas se tornará ainda mais especial, pois o país receberá o Intel Extreme Masters (IEM). O torneio ocorrerá entre os dias 17 e 23 de abril, no Rio de Janeiro.
Os classificatórios já começaram e O PLANO, após vencer o Flamengo, carimbou a passagem para jogar a última fase da seletiva para o campeonato.
Na lista de equipes confirmadas para o IEM Brazil 2023 estão FURIA, Fnatic, Ninjas in Pyjamas, Team Vitality, FaZe Clan, Natus Vincere, MOUZ, Heroic, Outsiders, Cloud9 e OG.
Além dos 11 convidados, a competição contará com mais cinco participantes: dois do classificatório da Europa, um representante norte-americano, um da América do Sul e outro da Ásia.
O que vem por aí?
Além dos eventos em solo nacional, torneios internacionais também já vão ganhando forma.
A ESL Pro League Season 17 divulgou os grupos e os jogos da primeira rodada da competição. Vale lembrar que este ano serão 32 times brigando pelo título.
O MIBR está no Grupo A, no Grupo B estão a Imperial e a FURIA, que inclusive se enfrentam no jogo de estreia, e o Grupo C conta com paiN e 00 Nation.
No CCT South America, é possível ver como os esports estão avançando. Na lista de equipes que disputam esse campeonato estão alguns nomes de peso do futebol, como Corinthians, Flamengo e Boca Juniors, que buscam consolidar a paixão dos torcedores no mundo dos esportes eletrônicos.
Contudo, nesse novo cenário, as equipes de futebol encontram uma nova realidade, onde não são os grandes favoritos. Afinal, existem organizações que estão há anos trabalhando duro nas modalidades eletrônicas, especialmente no CS:GO.
Os sites de apostas em CS:GO são outro segmento que entrou de cabeça no mundo dos esports. Empresas especializadas acompanham diversos eventos eletrônicos e aplicar as mesmas técnicas de análise dos esportes tradicionais para apontar os favoritos em cada partida e campeonato.
O primeiro grande evento do ano no CS:GO, o BLAST Paris Major 2023, como o próprio nome revela, terá sua sede na capital francesa e será disputado entre 8 e 21 de maio. Esse será o torneio pelo qual as principais organizações lutarão com ainda mais garra, afinal, além da glória mundial, os vencedores embolsarão US$ 500 mil.
Luta pelo trono
A nova temporada abre também a “caça” ao posto de melhor do mundo. O ucraniano Oleksandr Kostyliev, mais conhecido por s1mple, foi eleito o melhor jogador do planeta em 2022 pela HLTV. Com isso, se tornou o primeiro a conquistar o top 1 do site especializado em três ocasiões diferentes.
Kaike “KSCERATO”, jogador da FURIA, foi o melhor jogador das Américas no ranking da HLTV, ficando na 9ª colocação. Além disso, foi eleito o Melhor Atleta de CS:GO no Prêmio Esports Brasil 2022.
No campo das organizações, a FaZe Clan, que venceu o primeiro Major de 2022, foi eleita a melhor equipe do mundo. Já a FURIA terminou o ano no oitavo lugar do ranking da HLTV.
Outra boa notícia fica por conta da volta da tradicional organização RED Canids Kalunga ao cenário competitivo do FPS da Valve. Após dois anos longe dos servidores, a Matilha está na disputa do CCT South America e de uma vaga para o Intel Extreme Masters (IEM) Brazil, além de participar do Regional Major Ranking (RMR) para o BLAST Paris Major.
A line da matilha é formada por Daniel “danoco”, Patrick “detr0it”, Antonio “realziN”, Christopher “ckzao” e Henrique “t9rnay”, e quem comanda o time é o treinador Pedro “betinho”.
Assim, a nova temporada coloca à prova todos os prêmios do passado. Com tudo em jogo, as organizações e os jogadores estão prontos para lutar por cada campeonato. Para os brasileiros não há dúvida, o Major e o IEM Brazil serão especiais. O primeiro, por ser o campeonato mundial e o segundo, por ser disputado em terras nacionais.