Um dos jogos mais populares da história, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) pouco tem relação com jogos de outros gêneros. Se há alguns anos falassem que um jogo First Person Shooter (FPS) poderia criar vínculos com o poker, soaria como loucura para a maioria das pessoas. O mesmo pode-se dizer sobre uma relação estreita do jogo com o futebol.
No esporte eletrônico, organizações por muitas vezes eram criadas do zero, com o único intuito de competir profissionalmente. Porém, pouco a pouco, equipes que já se consagraram nos esportes tradicionais começaram a se interessar pelo universo dos games, como é o caso do Paris Saint-German, que possui um time altamente competitivo no Dota 2.

Assim, o passar dos anos foi abrindo a mente das pessoas, sejam elas dirigentes de organizações, times de futebol ou grandes empresas. Hoje, é possível encontrar a mistura de diversos elementos em uma única modalidade de esportes eletrônico, sendo uma das principais o Counter-Strike: Global Offensive.
Poker e Counter-Strike
Tá, mas em que momento poker e Counter-Strike aparecem em uma mesma prateleira? Fundada em 2017, a FURIA foi escrevendo o próprio nome na história do jogo. Hoje, ostenta o título de ser uma das organizações brasileiras de maior sucesso na modalidade, e por trás disso está o nome de André Akkari
Sócio-fundador da organização, ele é jogador profissional de Poker e chegou a conquistar um bracelete do World Series of Poker (WSOP), em 2011, circuito mundial que é realizado anualmente em Las Vega e é visto como a mais importante do esporte da mente. Dessa forma, mesmo sendo uma organização que nasceu no Counter-Strike, a FURIA conta com o jogo de cartas como parte do DNA do time.
No Brasil, este tipo de ligação entre um clube e poker ainda não havia sido vista, fazendo da organização uma das pioneiras neste tipo. Inclusive, o laço entre as duas pontas foi oficializado alguns anos depois da FURIA ser fundada. Em novembro 2020, enquanto o mundo ainda estava abalado pela pandemia do Covid-19, o clube brasileiro expandia os horizontes ao anunciar uma parceria oficial com o PokerStars, maior sala de poker do mundo.
Neymar une o futebol, o poker e o CS
Entretanto, o que os fãs não esperavam, é que a FURIA seria capaz de chamar a atenção de Neymar Jr. Um dos principais jogadores de futebol do mundo, ele viu na organização brasileira a representação perfeita para torcer no esporte eletrônico.
Polivalente, Neymar não demorou para mostrar o carinho que possuía pelo time de Counter-Strike da FURIA, divulgando com frequência nas redes sociais sua torcida durante os campeonatos.

Contudo, além do CS:GO, Neymar também encontrou no poker uma das principais atividades que realiza até hoje quando não está dentro das quatro linhas. E foi procurando os melhores sites de poker para poder dedicar o tempo livre que ele acabou virando parceiro oficial do PokerStars em 2021.
Assim, a triangulação poker, CS:GO e futebol se manifesta por completo em Neymar, e o resultado disso é um dos maiores nomes do Brasil mostrando sua torcida em jogos da FURIA no CS:GO e participando de torneios de poker nas horas vagas.
Neymar, inclusive, é visto com frequência em grandes eventos de poker, como o próprio WSOP. Ele também é um ávido competidor online e recorre a torneios virtuais em várias situações, tendo inclusive vencido recentemente o Daily Supersonic do PokerStars.
Apesar disso tudo parecer fora do comum, a relação de Neymar com o Counter-Strike e o poker não era para ser uma surpresa. Isso porque o jogo de cartas é o predileto em cassinos online para 61% dos brasileiros, segundo reportagem publicada pelo O Globo.
Enquanto isso, uma pesquisa recente do Newzoo apontou que o Counter-Strike: Global Offensive foi o segundo jogo de PC ou console mais popular no Brasil no último mês de agosto.
Sendo assim, o camisa 10 da Seleção Brasileira aparece hoje como o grande rosto da geração que procura por entretenimento alternativo em meio à rotina de trabalho, seja ele o poker, o Counter-Strike ou qualquer outro esporte eletrônico.

A FURIA, assim como o Neymar, fez parte desta mudança paradigma do brasileiro. Hoje, a organização é uma das mais respeitadas do mundo e traz consigo o respeito e prestígio do futebolista, que é uma das pessoas mais influentes do mundo e do Brasil, com quase 180 milhões de seguidores no Instagram.