Um dos maiores ícones do mundo do futebol, Zlatan Ibrahimović apareceu nas redes sociais com uma dura crítica à Electronic Arts sobre o uso da própria imagem no FIFA. Ele revelou que não faz parte da FIFPro, organização responsável por representar jogadores em nível mundial, e que não sabe como seu rosto foi parar no simulador de futebol.
+ CS:GO: MIBR volta ao Top 30 do ranking mundial
+ CS:GO: Chaos vence IEM Beijing NA; Vitality fatura na Europa
Em seguida, o jogador do Milan prometeu que investigará os responsáveis por lucrarem tanto com o seu nome, quanto com a sua imagem nos jogos da EA. No entanto, Ibra deixou de lado o fato do Milan ser parceiro oficial do FIFA 21, onde o próprio clube celebrou a parceria com um vídeo do jogador.
Who gave FIFA EA Sport permission to use my name and face? @FIFPro? I’m not aware to be a member of Fifpro and if I am I was put there without any real knowledge through some weird manouver.
And for sure I never allowed @FIFAcom or Fifpro to make money using me— Zlatan Ibrahimović (@Ibra_official) November 23, 2020
“Quem deu a permissão para o FIFA EA Sport usar meu nome e rosto? FIFPro? Não sei se sou membro do FIFPro e, se for, fui colocado lá sem nenhum conhecimento real por meio de alguma manobra estranha. E, com certeza, nunca permiti que o FIFA ou FIFPro ganhassem dinheiro me usando”, disse Ibra.
É importante ressaltar que o jogador aparece no FIFA desde 2005, quando jogava pela Juventus. De lá para cá, Ibrahimović apareceu em todas as edições do jogo, inclusive quando atuava pelo Los Angeles Galaxy, entre os anos de 2018 e 2019.
Já as licenças dos times e jogadores, elas são concedidas a jogos como FIFA ou PES por meio de clubes, ligas ou associações. No caso de Ibrahimović, houve uma parceria do Milan com a Electronic Arts e por isso, o jogador não foi acionado diretamente, o que pode justificar a sua falta de conhecimento no acordo.