Quando um jogo pode ser considerado um esport?

O passar dos anos e a integração do mundo serviu para que o esporte eletrônico — ou esport em inglês — se tornasse extremamente popular nos dias atuais, em especial entre os mais jovens. Entretanto, ainda fica uma dúvida na cabeça de muitos: a partir de que ponto um jogo pode ser considerado um esport? Saiba neste artigo a resposta para esta pergunta e conheça os diferentes tipos de jogos aqui.
A definição de esport
A quantidade de games disponíveis para serem jogados hoje em casa ou em qualquer outro lugar através de internet é altíssima. Porém, nem todos eles são considerados esportes eletrônicos.
Segundo especialistas que estudam e observam o rápido crescimento deste tipo de modalidade, um esporte eletrônico é quando um jogo é disputado por várias pessoas de forma competitiva e em um ambiente com alto nível de organização. Assim, títulos como League of Legends, Dota, Counter-Strike e muitos outros semelhantes atendem estes critérios e por isso são considerados esportes eletrônicos.
Contudo, isso não significa que toda pessoa que joga um desses games é um atleta, mas sim que estes esportes atendem aos critérios mínimos para serem considerados ciberesportes. De fato, todos esses jogos são extremamente populares, disputados de forma competitiva e em ambientes com muita organização, fatores estes provados pelas competições nacionais e internacionais relacionadas a estes games e que atraem milhões de fãs espalhados pelo planeta todos os anos.

História dos esports
Apesar de muitos acreditarem que os esportes eletrônicos tiveram início junto com o desenvolvimento da tecnologia e a chegada de computadores, eles na verdade começaram a ser praticados ainda na década de 1970. Um dos primeiros eventos de grande porte da história que se tem registro aconteceu em 1980.
Realizado em diversas regiões dos Estados Unidos, o Space Invaders Championship, disputado no Atari 2600, atraiu mais de 10 mil competidores e não foi muito diferente daquilo que os amantes do competitivo veem hoje em dia em torneios de consoles como PlayStation ou Xbox.

Na história um pouco mais moderna — mas nem tanto — o Street Fighter aparece como um dos grandes propulsores dos eventos competitivos de jogos, principalmente por seu protagonismo no torneio EVO, que surgiu em 1996 e é consagrado até os dias de hoje. O game de luta se tornou um dos pioneiros no cenário do esporte eletrônico e proporcionou momentos inesquecíveis, que inclusive foram eternizados como “EVO Moments” pela organizadora.
Com equipamentos mais sofisticados e uma transmissão de primeira linha, os esportes eletrônicos mais recentes se profissionalizaram e viraram uma verdadeira febre. Entre eles, destaca-se alguns títulos como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire e Dota 2, que vivem seu auge.
Expectativa para o futuro
É difícil fazer uma projeção do que esperar do esporte eletrônico no futuro, seja daqui a cinco ou dez anos. Entretanto, o desenvolvimento vivido na última década faz com que o público e os profissionais que vivem das competições estejam bastante otimistas.
Uma pesquisa recente apresentada pelo Newzoo destacou que os esportes eletrônicos podem gerar US$ 1,3 bilhão em receita até o fim deste ano. O valor, que corresponde a cerca de R$ 6,3 bilhões na cotação atual, tende a aumentar a cada ano que passa, de acordo com os dados.
A projeção da pesquisa do Newzoo também se mostra extremamente otimista no que diz respeito ao consumo deste conteúdo. Isso porque a análise enxerga que este público aumentará até o ano de 2025, chegando a até 640 milhões de pessoas acompanhando os esports.