Quando um jogo pode ser considerado um esport?

Foto: Reprodução/ Riot Games

O passar dos anos e a integração do mundo serviu para que o esporte eletrônico — ou esport em inglês — se tornasse extremamente popular nos dias atuais, em especial entre os mais jovens. Entretanto, ainda fica uma dúvida na cabeça de muitos: a partir de que ponto um jogo pode ser considerado um esport? Saiba neste artigo a resposta para esta pergunta e conheça os diferentes tipos de jogos aqui.

A definição de esport

A quantidade de games disponíveis para serem jogados hoje em casa ou em qualquer outro lugar através de internet é altíssima. Porém, nem todos eles são considerados esportes eletrônicos.

Segundo especialistas que estudam e observam o rápido crescimento deste tipo de modalidade, um esporte eletrônico é quando um jogo é disputado por várias pessoas de forma competitiva e em um ambiente com alto nível de organização. Assim, títulos como League of Legends, Dota, Counter-Strike e muitos outros semelhantes atendem estes critérios e por isso são considerados esportes eletrônicos.

Contudo, isso não significa que toda pessoa que joga um desses games é um atleta, mas sim que estes esportes atendem aos critérios mínimos para serem considerados ciberesportes. De fato, todos esses jogos são extremamente populares, disputados de forma competitiva e em ambientes com muita organização, fatores estes provados pelas competições nacionais e internacionais relacionadas a estes games e que atraem milhões de fãs espalhados pelo planeta todos os anos.

CS:GO é um dos esports mais populares do mundo (Foto: Reprodução/PGL)

História dos esports

Apesar de muitos acreditarem que os esportes eletrônicos tiveram início junto com o desenvolvimento da tecnologia e a chegada de computadores, eles na verdade começaram a ser praticados ainda na década de 1970. Um dos primeiros eventos de grande porte da história que se tem registro aconteceu em 1980.

Realizado em diversas regiões dos Estados Unidos, o Space Invaders Championship, disputado no Atari 2600, atraiu mais de 10 mil competidores e não foi muito diferente daquilo que os amantes do competitivo veem hoje em dia em torneios de consoles como PlayStation ou Xbox.

Torneio Space Invaders 1980
Torneio de Space Invaders em 1980 (Foto: Reprodução/Reddit)

Na história um pouco mais moderna — mas nem tanto — o Street Fighter aparece como um dos grandes propulsores dos eventos competitivos de jogos, principalmente por seu protagonismo no torneio EVO, que surgiu em 1996 e é consagrado até os dias de hoje. O game de luta se tornou um dos pioneiros no cenário do esporte eletrônico e proporcionou momentos inesquecíveis, que inclusive foram eternizados como “EVO Moments” pela organizadora.

Com equipamentos mais sofisticados e uma transmissão de primeira linha, os esportes eletrônicos mais recentes se profissionalizaram e viraram uma verdadeira febre. Entre eles, destaca-se alguns títulos como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire e Dota 2, que vivem seu auge.

Expectativa para o futuro

É difícil fazer uma projeção do que esperar do esporte eletrônico no futuro, seja daqui a cinco ou dez anos. Entretanto, o desenvolvimento vivido na última década faz com que o público e os profissionais que vivem das competições estejam bastante otimistas.

Uma pesquisa recente apresentada pelo Newzoo destacou que os esportes eletrônicos podem gerar US$ 1,3 bilhão em receita até o fim deste ano. O valor, que corresponde a cerca de R$ 6,3 bilhões na cotação atual, tende a aumentar a cada ano que passa, de acordo com os dados.

A projeção da pesquisa do Newzoo também se mostra extremamente otimista no que diz respeito ao consumo deste conteúdo. Isso porque a análise enxerga que este público aumentará até o ano de 2025, chegando a até 640 milhões de pessoas acompanhando os esports.

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