Para promover Assassin’s Creed Shadows, a Ubisoft Brasil criou um vídeo promocional que obteve repercussão internacional, sendo inclusive publicado pela Ubisoft Japão. No entanto, infelizmente, a influenciadora Thais Matsufugi, que interpreta Naoe na peça de marketing, foi alvo de mensagens preconceituosas por ser confundida com uma mulher trans.
Através de seu perfil na rede social X (antigo Twitter), o empresário e influenciador Peter Jordan expôs as falas preconceituosas de alguns perfis, entre eles o de lideranças internacionais de movimentos “anti-woke”, como o perfil conhecido na plataforma como Grummz.
“Quem diria que os caras que ficam caçando pelo em ovo pra achar lacração em tudo iam inventar que a Thais é trans… muita babaquice”, publicou Peter.
Quem diria que os caras que ficam caçando pelo em ovo pra achar lacração em tudo iam inventar que a Thais é trans.. muita babaquice pic.twitter.com/rkKMYxMjLZ
— Peter (@peterjordan100) March 19, 2025
Posicionamento oficial da Ubisoft
Em um posicionamento oficial concedido ao The Clutch, a Ubisoft Brasil disse:
“A Ubisoft tem a responsabilidade de fornecer um ambiente seguro para que suas equipes, parceiros, criadores, jornalistas e fãs se sintam protegidos”.
“Para manter essa responsabilidade, a Ubisoft não tolera, nem nunca tolerará, qualquer forma de assédio, bullying ou ataques contra qualquer grupo, e não compactua, nem nunca compactuará, com nenhum discurso de ódio”.
+ Review: Shadows é o melhor Assassin’s Creed já feito e o maior acerto da Ubisoft em anos
Por que apenas não jogamos videogame?
Infelizmente, hoje em dia, os videogames se tornaram um ponto de encontro para pessoas mais preocupadas em espalhar ódio do que em aproveitar o que os jogos têm a oferecer.
Essa onda de ódio e preconceito é frequentemente alimentada por grandes influenciadores, que utilizam seus números como armas e, ao mesmo tempo, como escudo, para evitar arcar com as consequências de seus atos. Afinal, o ódio é sinônimo de lucro.