A ascensão do League of Legends e sua revolução no cenário de esports

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Foto: Reprodução/Riot Games

Desde o seu surgimento em 2009, o League of Legends (LoL) tem se estabelecido como um dos principais esportes eletrônicos, muito por conta de sua grande popularidade na Europa e Ásia. O jogo vem batendo recordes de audiência seguidamente, com o Mid-Season Invitational de 2023 tendo sido o MSI mais assistido da história. Por esse crescimento constante e grande público, o LoL é uma das modalidades eletrônicas preferidas de apostadores em sites como o 22esport.

Nascimento do League of Legends em meio à crise nos esports

O League of Legends foi desenvolvido pela Riot Games e lançado em 2009. Rapidamente, ele conquistou jogadores ao redor do mundo com seus visuais poderosos e jogos rápidos e dinâmicos.

Aqui, vale ressaltar que LoL foi fortemente inspirado em Defense of the Ancient (DotA) — um mapa multiplayer criado por fãs para Warcraft III: Reign of Chaos — que, por sua vez, pegou inspiração em Aeon of Strife (AoS), mapa customizado de Starcraft que é considerado o “pai” de todos os Multiplayer Online Battle Arena (MOBA).

DotA Loading Screen
Tela de carregamento de DotA (Foto: Reprodução)

League of Legends nasceu em um momento em que os esports eram dominados principalmente por dois títulos: Starcraft, na Ásia, e Counter-Strike, no ocidente. Contudo, na época de seu surgimento, as competições eletrônicas estavam em uma descendente, com a perda do interesse das pessoas em acompanhar os torneios. A Cyberathlete Professional League (CPL), uma das principais ligas do mundo, havia acabado de fechar, em 2008, e a Esports World Convention (ESWC) viu sua premiação despencar de US$ 300 mil em 2006 para € 54,000 em 2009.

Sucesso inicial e crescimento impressionante

O sucesso inicial do MOBA da Riot Games impulsionou um renascimento nos esports, acompanhado pelo crescimento exponencial das redes sociais e pelo surgimento das primeiras plataformas de stream, que permitiam a transmissão de jogos em todo o mundo em larga escala. Assim, foi nesse contexto que o primeiro campeonato mundial de LoL, em 2011, conseguiu atrair um total de 1,7 milhão de espectadores e um recorde de 210 mil pessoas assistindo simultaneamente.

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Fnatic faturou o primeiro mundial em 2011 (Foto: Daniel Marklund/DreamHack)

O sucesso da primeira temporada competitiva incentivou a criação de diversas equipes profissionais, torneios e ligas ao redor do mundo, e o jogo começou a ter uma cena competitiva robusta. Para se ter uma ideia melhor, o campeonato mundial, hoje conhecido como Worlds, saltou de uma premiação de menos de US$ 100 mil da primeira edição para incríveis US$ 2 milhões já na segunda edição, em 2012, com a participação de diversas regiões do mundo como China, Estados Unidos e Sudeste Asiático. E o efeito não seria outro senão muitas e muitas pessoas assistindo ao torneio.

Ele se tornou, na época, o evento de maior audiência da história dos esports, com 1.1 milhão de espectadores simultâneos. O LoL, por sua vez, mais que dobrou o número de jogadores ativos de um ano para o outro, saltando de 32,5 milhões por mês em 2011 para 70 milhões em 2012.

O League of Legends atualmente

Atualmente, de acordo com o site Active Player, existem mais de 150 milhões de jogadores ativos de LoL no mundo todo. Além disso, em 2022, o Worlds foi o torneio mais assistido da história dos esports, com 5,1 milhões de espectadores simultâneos durante a final entre os sul-coreanos da DRX e T1.

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T1 e DRX fizeram a final do Worlds 2022 (Foto: Kelly Sullivan/Riot Games)

Vale ainda apontar que também em 2022, LoL foi o segundo jogo mais popular da Twitch, com mais de 1,7 bilhão de horas assistidas, ficando atrás somente de GTA V, que obteve 1,82 bilhão.

Portanto, com todos esses números e estatísticas, é seguro dizer que League of Legends certamente revolucionou a indústria de games e hoje é um dos pilares dos esports, colaborando significativamente para o crescimento e sustentabilidade do setor.

Expansão do universo

Muito mais que um jogo, League of Legends se tornou um universo paralelo próprio. Além dos diversos outros games que surgiram a partir de sua história, como Teamfight Tactics e Wild Rift, o MOBA para PC da Riot Games serviu também de base para um dos desenhos mais bem avaliados da história do Netflix, Arcane.

A série de TV que tem como plano de fundo as histórias de Runeterra tem atualmente nota 9 no IMDb, ganhou diversos prêmios no Annie Awards, o “Oscar” das animações, e arrebatou quatro categorias no Grammy Awards. Isso tudo mostra que a excelência da Riot não se resume somente aos videogames.

Arcane LoL
Foto: Divulgação/Netflix
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