CBLOL 2023 terá aumento na premiação, playoffs do Academy presenciais e mais
Nesta terça-feira (17), foram divulgadas diversas novidades para o CBLOL 2023 (Campeonato Brasileiro de League of Legends) por meio de coletiva de imprensa promovida pela Riot Games. Entre elas estão o aumento da premiação da liga, realização dos playoffs do CBLOL Academy de forma presencial e investimento em transmissão em inglês.
+ CBLOL 2023: Team Dynquedo supera Team Robo no Season Kickoff
+ CBLOL 2023: jogadores promovidos do Academy para ficar de olho
Aumento da premiação
Neste ano, a premiação total distribuída ao longo da temporada será de R$ 1,2 milhão, aumento de 20% em relação ao último ano. Vale destacar que o montante inclui o campeonato principal e o Academy. Contudo, ainda não sabe como será feita a divisão do prêmio entre as posições.
Playoffs do Academy presenciais
Neste temporada, toda fase eliminatória do CBLOL Academy acontecerá nos estúdios da Riot Games e também terá presença do público. No último ano, somente as finais foram disputadas de forma presencial.
Além disso, a Riot havia revelado em dezembro de 2022 que os playoffs do campeonato de base também seguirão o modelo de dupla eliminação e não mais o de eliminação simples.
Transmissão do CBLOL em inglês
A partir da segunda etapa deste ano, o CBLOL passará a ter transmissão em inglês. A iniciativa visa expandir a audiência do campeonato brasileiro para um público internacional. Ao contrário do que já havia sido feito com as watch parties em parceria com a LPL (liga chinesa de LoL), o projeto terá uma transmissão mais estruturada produzida pela própria Riot Games.
“A partir deste ano, o CBLOL estará em inglês, encantando e se apresentando para vários fãs internacionais de todo mundo, porque a gente já sabe que há esse interesse pelo CBLOL quando existem os eventos internacionais e o time brasileiro lá está”, afirmou Carlos Antunes, dirigente de esports da Riot Games Brasil.
“À medida que a gente desenhou esses projetos com o time global, eles foram vendo, ao longo dos dois últimos anos, que a nossa região tem esse potencial. Inclusive a nossa própria recuperação [de audiência] pós-pandemia foi bastante mais acentuada do que outras regiões. Foi um trabalho que começou há muito tempo, de a gente mostrar que não é uma liga isolada em termos de “jamais faria sentido para qualquer outra pessoa do mundo”. Na verdade, a gente traduz alguns dos maiores valores que o League of Legends esports traz: paixão do público”, complementou Antunes.