VALORANT: fooX é suspenso do First Strike por comentários machistas

black dragons foox valorant

Após o pronunciamento da Black Dragons neste último domingo (19) em relação aos comentários machistas de Michel “foox” Felype, agora ex-jogador de VALORANT da organização, chegou a vez da Riot Games publicar uma nota sobre o caso.

Nesta terça-feira (20), a desenvolvedora informou que o jogador está suspenso de participar do First Strike após “conduta discriminatória” (conforme descrito nas regras 5.3.4 Discriminação e Difamação).

“No dia 18/10/2020, os Administradores do Valorant First Strike receberam uma denúncia de que o jogador Michel “foox” Felype, então na equipe Black Dragons, teve uma conduta discriminatória durante uma stream em que participou”, informou a nota. “O jogador está suspenso do Valorant First Strike, não podendo mais participar das qualificatórias e demais etapas do campeonato.”

Entenda o caso

Na noite de domingo, fooX foi flagrado durante stream do jogador Matheus “PEPA” Coletto, da RED Canids de VALORANT, fazendo comentários machistas após a eliminação da Black Dragons para a Fire Angels, time inteiramente feminino, no primeiro classificatório aberto do First Strike.

O episódio ganhou repercussão imediata nas redes sociais, gerando uma onda de indignação de toda a comunidade de esports. Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da Black Dragons, soube do ocorrido e prometeu tomar “providências”.

Poucas horas depois, a organização emitiu um comunicado informando a retirada de fooX da organização. Em seguida, o próprio jogador utilizou suas redes sociais para dar esclarecimentos sobre os comentários. Confira a nota na íntegra:

“Venho manifestar total repúdio em relação ao fato de ter feito um comentário machista diante da derrota que tivemos para o time Fire Angels.

Antes de tecer a minha opinião em relação à citada equipe, preciso reafirmar que ao longo dessa minha juventude, jamais pratiquei, compactuei com qualquer atitude que tenha sido praticada contra as mulheres, quer seja na vida privada, quer seja em seu ambiente de trabalho.

Não julgo necessário aqui narrar todo empenho e luta que as mulheres vêm travando ao longo da história. A cultura machista enraizada em nosso país nunca refletiu em mim em qualquer aspecto

Embora seja um pleonasmo, desafio qualquer pessoa do meu meio social ou que me conheça minimamente lançar neste momento qualquer outra atitude que tenha praticado ou pensamento que tenha transmitido que pudesse ser alvo de um pré-julgamento tão malicioso e repugnante como o que agora fazem.

Emiti tal comentário no calor da emoção, no auge de fraqueza do espírito lutador, sonhador, batalhador e competitivo que há em mim ao que agora, me arrependo por completo e não consigo sequer repetí-lo.

Falhei ao acreditar que fazendo tal comentário, todos que ali estavam entenderiam meu posicionamento. Nunca foi o de machismo. Foi o de um perdedor que não se acostuma com derrotas, poderia ser qualquer time.

Mais uma vez, ratifico aqui todo meu pesar a quem quer que eu tenha ofendido, tenha magoado ou até mesmo desapontado com tal comentário. E reafirmo, quem é da verdade sabe quem é da mentira.

Reforço todo repúdio que cabe em mim face a todos aqueles que desconhecem ou minimizam o poder, competência e batalha feminina.

Quanto ao time Fire Angels reafirmo para que entendam que é uma grande equipe e que sua vitoria foi honrosa e sem qualquer mácula. Vitória com V maiúsculo.

Ao passo que parabenizo-as, mais uma vez, pela sua MAIÚSCULA vitória.”

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *