Em um torneio cheio de surpresas, o elenco cazaque da AVANGAR jogou a grande final da BLAST Pro Series Moscou contra a equipe russa da forZe, em uma MD3.
Os russos terminaram a fase de grupo em primeiro lugar, com 10 pontos. Sua única derrota foi para a equipe brasileira da MIBR, no último jogo.
Já a AVANGAR, fez uma recuperação incrível para chegar à decisão. No primeiro dia de competições, os vice-campeões do Major perderam seus dois primeiros jogos, para NiP e forZe respectivamente. Porém, no segundo dia, os cazaques ligaram o “turbo” e derrotaram NaVi, MIBR e ENCE, conquistando assim o segundo lugar e a vaga para a decisão.

O jogo
Como esperado, a final foi muito disputada. Com o apoio da torcida, a forZe começou muito bem em Overpass, de escolha da AVANGAR, abrindo 7-3 no placar de CT. Porém, a equipe se perdeu no final da primeira metade e viu os cazaques virarem o jogo para 8-7 antes da troca de lados.
.@forzegg was creative on the defense but @avangarkz leads by 1 round going into halftime!
Also, "you're on camera, @ddkesports"
https://t.co/PDaX0ANYPW#BLASTProSeries #Moscow pic.twitter.com/g538HnyssB
— BLAST Premier (@BLASTPremier) September 14, 2019
O ímpeto de Jame e cia. parecia não ter fim e logo a AVANGAR abriu 5 pontos de vantagem, em 12-7. Foi só a partir do 21º round que os russos começaram uma reação, que culminou no empate em 13-13, deixando o jogo em aberto.
Mas, a AVANGAR voltou a encaixar sua defesa pelo lado CT, conquistou 3 rounds em sequência e fechou o primeiro mapa em 16-13.
Em Inferno, a forZe teve outro começo explosivo de CT e rapidamente garantiu a vantagem parcial ao abrir 8-2.
Após uma breve reação cazaque, que começou com um round decidido nos segundos, os russos se recuperaram no final da primeira metade e fecharam o placar com o dobro de pontos, em 10-5.
That's me in the corner
@AdreNcs wins @avangarkz their third Inferno round with the timely peek! #BLASTProSeries #Moscow pic.twitter.com/o5zdOqLHQc
— BLAST Premier (@BLASTPremier) September 14, 2019
Na troca de lados, a AVANGAR venceu o segundo pistol e logo encostou na equipe russa em 8-10. A forZe, porém, respondeu no primeiro armado completo e conquistou seu primeiro ponto de TR (11-8).
Os times seguiram fazendo uma segunda metade muito apertada, mas o time russo conseguiu executar bons avanços nos últimos rounds e levou o mapa por 16-12, empatando a série em 1-1.
A Dust2 foi o palco do confronto decisivo, que começou de forma arrebatadora para a AVANGAR. Sem tomar conhecimento algum da defesa russa, os cazaques, de TR, rapidamente fizeram dois dígitos no placar, em 10-2.
Just as @JAMEPAIN's back started hurting, @avgbuster comes in big on the clutch.
Things are looking solid for @avangarkz right now
#BLASTProSeries #Moscow pic.twitter.com/0VHQioc2SL
— BLAST Premier (@BLASTPremier) September 14, 2019
Mesmo tendo perdido os dois últimos rounds da primeira metade, AdreN e seus companheiros retomaram o domínio das ações na troca de lados e não deram chances alguma a forZe.
Contando com uma ótima performance de Jame, a AVANGAR fechou o mapa em 16-6 e levantou o troféu da BLAST de Moscou, consagrando assim uma incrível campanha de recuperação.
A vitória rendeu ao time 125 mil dólares. Confira abaixo a classificação completa:
- AVANGAR – U$ 125.000
- forZe – U$ 50.000
- Ninjas in Pyjamas – U$ 25.000 + 20.000 do Stand-Off
- MIBR – U$ 15.000
- ENCE – U$ 10.000
- Natus Vincere – U$ 5.000
A HUGE CONGRATULATIONS TO YOUR BLAST PRO SERIES CHAMPIONS!!!
@avangarkz
#BLASTProSeries #Moscow pic.twitter.com/cPUbhvOlyS
— BLAST Premier (@BLASTPremier) September 14, 2019