Dança das cadeiras no CS:GO: confira os principais rumores de transferências
Todo ano é a mesma coisa… Dezembro chega, os times entram de férias e os boatos de transferências começam a surgir. Para facilitar, reunimos os principais rumores que envolvem equipes brasileiras e internacionais. Confira abaixo:
MIBR – Entrada de TACO e zews
A MIBR busca a contratação de três ex-integrantes do elenco. Dois deles são os atuais Team Liquid TACO e zews. A informação veio inicialmente da ESPN internacional. Segundo a apuração, a equipe brasileira busca um acordo com a Liquid para trocar os brasileiros pelo americano Stewie2K.
O rumor surgiu após a MIBR não conseguir se firmar com um elenco de nacionalidade mista e a comunidade brasileira pedir a volta de cinco jogadores nativos para representar a tag. TACO deixou a escalação ainda na SK Gaming, em março de 2018, após duras críticas sobre sua performance. Já o técnico zews, saiu em julho de 2016, logo após a conquista do ESL One Cologne, para se tornar IGL da Immortals.
MIBR – Entrada de felps
Outro nome apontado para se juntar ao trio FalleN, fer e coldzera é o do também ex-jogador da equipe felps. De acordo com a apuração da ESPN Brasil, o rifler sairia da INTZ por 150 mil dólares para completar a MIBR no lugar de tarik.
felps não foi a primeira e nem a segunda opção da equipe para quinto membro, mas foi a mais viável. A direção da Immortals, dona da MIBR, vetou a contratação de kNgV- por conta dos problemas antigos do AWPer com o fundador e atual presidente da organização, Noah Whinston, de acordo com a HLTV.
Outro nome cogitado foi o de kscerato, jovem promessa da FURIA. No entanto, não houve acordo entre as organizações e o jogador permanecerá em seu elenco atual.
Team Liquid – Entrada de Stewie2K
Conforme citado anteriormente, a Team Liquid está em acordo com a MIBR para a troca de TACO e zews por Stewie2K. A alteração no elenco deve ser realizada por consequência das frequentes perdas de títulos em fases decisivas.
O rumor ainda não foi concretizado, mas a informação da ESPN é forte e é esperado que se confirme ainda em 2018. Não se sabe se a Team Liquid buscará um novo coach.
Luminosity Gaming – Possível saída de NEKIZ
A equipe brasileira da LG já fez uma troca que era esperada: a saída de yeL para entrada de boltz. Agora, rumores da comunidade, e informações do site Draft5, afirmam que a organização busca um substituto para NEKIZ, ainda parte integrante da line-up ativa.
NEKIZ é o membro mais velho da LG ainda em atuação, mas o boato é de que kNgV- ou fnx estão cotados como substitutos, reeditando assim a equipe vice-campeã do PGL Krakow (com kNgV-) ou a marcante Immortals (com fnx).
Ainda não há nenhuma informação concreta sobre essa substituição, mas os boatos surgiram após fracos desempenhos em eventos recentes, como a ESL Pro League Season 8, onde acabaram rebaixados para a ESEA Premier, a ECS Season 6, que também foram rebaixados para a Challenger Cup e a fraca atuação no qualificatório do Minor das Américas, em que HEN1 não conseguiu atuar na fase inicial por problemas de inscrição.
INTZ – Saída de felps, horvy e kNgV-
Com a provável saída de felps, começa-se a reconstrução da line-up da INTZ. Segundo apuração da ESPN, destinyy, ex-LG e atualmente na ex-Team Wild, seria o principal nome para substituir o possível novo integrante da MIBR.
destinyy foi escolhido como melhor jogador de 2018 no Brasil no GC Awards, quando ganhou títulos como GC Masters e o bicampeonato da ESEA Open. Porém, por conta da saída da Team Wild dos esports, a situação contratual do jogador não é clara, mas pode ser facilitada pela falta de um vínculo com uma organização.
Outro nome que pode estar de malas prontas da INTZ é horvy. O jogador foi contratado para exercer a função de IGL, mas não demonstrou atuações boas o suficiente e pode ser substituído por yeL, que saiu recentemente da Luminosity Gaming onde atuava como capitão.
Um outro grande rumor envolvendo a INTZ é kNgV-. O AWPer está em grande fase e foi apontado como quinto jogador da MIBR, mas as negociações não avançaram. Outro boato envolvendo-o é a entrada na Luminosity, citada anteriormente.
FaZe Clan – Substituto de Karrigan
A organização americana FaZe busca um substituto para o IGL Karrigan. O dinamarquês foi movido para o banco de reservas após uma série de maus resultados por parte da equipe. No FACEIT Major, NiKo, estrela do time, assumiu temporariamente o papel de IGL e até que funcionou, com 3 vitórias em 4 partidas, até serem eliminados pela campeã Astralis.
Atletas para substituí-lo não faltam, mas apenas rumores e palpites. Nenhuma informação ou negociação foi aberta, por enquanto. O nome de s1mple, como sempre, foi ventilado após um tweet do player que dizia #FazeUp, mas sabemos de como o ucraniano gosta de brincar com a comunidade de Counter-Strike.
Sua entrada é pouco provável pelas mesmas razões que ele não quis ir para a SK Gaming em março. Inclusive, s1mple afirmou em sua stream que não irá se juntar a NiKo e companhia, mas nunca se sabe realmente.
Outro nome que apareceu para a line-up europeia foi o do IGL da mousesports, ChrisJ. O holandês é parte da organização há 5 anos e praticamente construiu o time que eles têm atualmente. A negociação é difícil, mas ChrisJ pode considerar por ser um passo à frente na carreira.
Vale lembrar que nenhuma negociação de jogadores com a FaZe foi divulgada, nem existe nenhuma informação. S1mple e ChrisJ são meras especulações baseadas em atuações de ambos e estilo da equipe.
compLexity – Substituto de yay; rumores sobre Tarik
Em anúncio no Twitter, nesta quinta (20), a organização compLexity Gaming declarou que Jaccob “yay” Whiteaker não faz mais parte da line-up ativa da equipe. O jogador era parte da organização desde julho de 2017. Também foi informado que a coL não estenderá o contrato do coach Ronald “Rambo” Kim, que iniciou seus trabalhos em janeiro de 2018 e se encerra no último dia do ano.
As mudanças surpreenderam a comunidade, pois a coL conseguiu o status de Legend no FACEIT Major, o que os classifica diretamente ao New Legends Stage do IEM Katowice Major 2019. Outro motivo pela surpresa é que yay era considerado um dos melhores jogadores da equipe e provavelmente o principal responsável pela boa campanha.
O anúncio da organização veio de encontro aos rumores de que Tarik, atualmente na MIBR, poderia se juntar ao elenco. Jason Lake, CEO da compLexity, confirmou o interesse da equipe no norte-americano, mas acredita que ele não irá se juntar ao elenco antes de 1 de janeiro.
I want to be transparent with our fans and clarify something about #coLcs:
We did have serious conversations with @tarik but I do not expect him to be joining us before the Jan. 1 roster lock. I remain an admirer of his and wish him the very best.
— JasonBWLake.eth (@JasonBWLake) December 20, 2018
“Quero ser transparente com os fãs e esclarecer algo sobre a coL CS. Tivemos sérias conversas com tarik, mas não esperamos que ele se junte a nós antes do “roster lock” de 1 de janeiro. Eu continuo um admirador dele e o desejo o melhor.”
Porém, de acordo com o site Dust2.us, a equipe mira mesmo o australiano Ricardo “Rickeh” Mulholland, talentoso AWPer de 27 anos, atualmente na Rogue, equipe de MSL (ex-North) e Hiko (ex-Liquid).
Virtus.Pro – O retorno ao CS:GO
Na última semana, a organização Virtus.Pro anunciou que daria uma pausa em suas atividades e dispensou o elenco de CS:GO. Recentemente, surgiu a informação de que a diretoria já está se mexendo para 2019.
Os rumores, bem fortes por sinal, mostram que Snax e byali estariam de volta à equipe após as festividades de fim de ano e TOAO (ex-IGL da AGO, atualmente inativo), MICHU (jogador da própria VP) e snatchie (também da VP), completariam a escalação.
A informação foi apurada pelo site Kill Ping após tweets de Roman Dvoryankin, Gerente Geral da Virtus.Pro, que postou um emoji de javali. Segundo o site, o nome Snax em polonês é Dzik e essa palavra significa javali, portanto, seria uma indicação da volta do atleta à organização.
🐗
— Roman Dvoryankin (@dvoryrom) December 17, 2018
Outra evidência é o tweet do próprio Snax, que postou uma cara de urso, apontada como alusão ao logo da Virtus.Pro. O anúncio da nova Virtus.pro é esperado para janeiro.
🐻
— Janusz Pogorzelski (@cios_snax) December 17, 2018