É seguro usar VibranceGUI no VALORANT?
A Riot Games conseguiu passar a confiança necessária para que os jogadores de VALORANT fiquem livres de trapaceiros com o Vanguard, programa responsável pela análise de cheats e que é capaz de detectar qualquer possível ameaça à integridade das partidas.
Por conta disso, alguns programas que modificam aspectos do jogo, mas não necessariamente dão vantagens ao jogador, podem acabar sendo detectados como ilegais pelo Vanguard.
Um dos casos que mais gera dúvidas pelos jogadores é o do VibranceGUI, um software da NVIDIA que aumenta a saturação das cores na tela do computador. O objetivo principal dele é melhorar a visibilidade e o contraste dos elementos visuais no sistema operacional e em jogos, como é o caso de VALORANT.
Afinal, VibranceGUI pode dar ban no VALORANT?
A resposta para isso foi dada pelo Rioter Mutazek a um jogador que fez o questionamento no suporte da Riot. Por ser daltônico, ele gostaria de usar o VibranceGUI para realçar as cores do jogo e assim melhorar sua performance.
Segundo o Rioter, é possível fazer um pequeno teste para saber se o VibranceGUI pode causar ou não problemas aos jogadores de VALORANT.
“O que posso sugerir é que experimente o aplicativo, já que é algo que você precisa para melhorar sua experiência de jogo. Tente executar o VALORANT e verifique se o Vanguard aparece com algum aviso. Se não, então você está seguro para ir“, disse Mutazek.
O meu Vanguard detectou, e agora?
É importante lembrar que o Vanguard é atualizado constantemente pela Riot Games. Pensando nisso, é possível que os jogadores tenham respostas diferentes do programa dependendo de quando estão tentando executá-lo. Contudo, o Rioter revelou que pode haver uma solução para esse problema.
“Se por algum motivo você receber um aviso do Vanguard, sugiro que entre em contato com o suporte técnico oficial do aplicativo que deseja usar (VibranceGUI) e explique sua situação, para que eles possam verificar a compatibilidade com nosso software antitrapaça“, afirmou o funcionário da Riot.
Confira a resposta completa de Mutazek abaixo:
“Até onde sabemos, não deve haver problemas com software de terceiros que possam alterar certas características do seu sistema operacional para o desempenho do jogo. Vanguard é o software anti-cheat para VALORANT, e se ele detectar algum software suspeito rodando em segundo plano quando você tentar abrir VALORANT, ele simplesmente não permitirá que você continue, não causando um banimento.
O que posso sugerir é que experimente o aplicativo, já que é algo que você precisa para melhorar sua experiência de jogo em qualquer jogo. Tente executar o VALORANT e verifique se o Vanguard aparece com algum aviso. Se não, então você está seguro para ir. Mas, se por algum motivo você receber um aviso do Vanguard, sugiro que entre em contato com o suporte técnico oficial do aplicativo que deseja usar (VibranceGui) e explique sua situação, para que eles possam verificar a compatibilidade com nosso software antitrapaça”.