Nesta sexta-feira (12), a Riot Games anunciou uma iniciativa envolvendo as regiões das Américas para a criação de uma liga inter-regional de desenvolvimento no League of Legends. O projeto entrará em vigor a partir de 2024 e contará com equipes do CBLOL Academy e das ligas da América Latina e América do Norte.
Olho no desenvolvimento do #CBLOLAcademy 👀
— #CBLOLDiff (@CBLOL) May 12, 2023
Brasil, América Latina e América do Norte, em colaboração estratégica, formarão a partir de 2024 uma nova competição inter-regional de League of Legends!
Saiba mais sobre a iniciativa aqui: https://t.co/JkXK9MzhuW pic.twitter.com/fUrzTEFmLY
“As melhores organizações nas respectivas ligas de desenvolvimento (no Brasil, o CBLOL Academy) disputarão um torneio focado no objetivo comum de todas as regiões: evoluir e ampliar, de forma estruturada e comprometida, a experiência competitiva de jogadores que estão em formação e que representam o futuro do nosso ecossistema. Maiores informações sobre o formato desta competição inter-regional e novos detalhes relativos à disputa serão divulgados nos próximos meses”, informou o comunicado.
A novidade chega após uma polêmica envolvendo organizações norte-americanas pedindo pelo fim da obrigatoriedade das ligas Academy na região. O pedido foi acatado pela Riot, e a liga Academy passará por reformulação.
Ela contará com novos participantes e passará a ter sistema de rebaixamento e promoção, permitindo que todas as equipes da região possam participar, independentemente se tiver vínculo ou não com as franquias.
O CBLOL Academy, que tem a Vivo Keyd Stars como atual campeã, teve seu início em 2021, junto da era das franquias no Brasil. Além da Legião, a paiN Gaming também já faturou o título da divisão de base, enquanto que Flamengo Esports conta com três conquistas.