Muito solicitado pela comunidade de VALORANT, o sistema de replays ganhou mais informações por parte da Riot Games. Em vídeo publicado nesta terça-feira (21), a desenvolvedora deu detalhes sobre o andamento da funcionalidade, mostrou um protótipo e explicou os desafios encontrados em sua implementação.
Marcus Reid, Líder de Tecnologia do jogo, destacou que a Riot Games está trabalhando no sistema de replays desde o início do VALORANT e comentou sobre os recursos a serem introduzidos.
“Desde o início, o VALORANT foi criado para maximizar desempenho, estabilidade e integridade competitiva online. Criamos a lógica da mecânica e os recursos em torno de uma sessão multijogador. O jogador faz uma coisa, o cliente de jogo informa isso ao servidor, e os ouros jogadores na partida veem essa coisa em tempo real. Já os replays introduzem novos requisitos que não estão presentes em jogos normais. Por exemplo, ao assistir um replay, dá para pausar o tempo. Ou talvez você queira rever uma rodada específica de uma partida”, contou Reid.
Além disso, o Rioter enfatizou que a engine utilizada para a criação do jogo oferece amplos recursos para o desenvolvimento dos replays, mas que a grande quantidade de elementos no jogo pode trazer defeitos ao sistema, prejudicando de algum modo a experiência do usuário.
“O Unreal nos dá muita coisa de graça nos replays, mas não nos organizamos para isso com antecedência. Há infinitos problemas com os mapas, habilidades, armas e efeitos visuais e sonoros que precisamos resolver para deixar tudo pronto pros replays. Caso contrário, teremos defeitos ao assistir momentos do jogo em um replay”, explicou.
Ajustar o sistema de replays sem estragar o VALORANT
Por fim, Reid destaca que é necessário auditar todas as os recursos existentes no sistema de replay para que e que possam entregar a funcionalidade sem comprometer a experiência de jogo.
“A mecânica do VALORANT é feita de milhares desses recursos individuais que precisam ser auditados e possivelmente ajustados para aparecerem corretamente em replays. E temos que fazer todo esse trabalho sem estragar nada dentro do jogo. Então, sim, estamos fazendo com calma para não errar em nada”, ressaltou o rioter.
Novidades para o Episódio 9
Juntamente com informações sobre o sistema de replays, previsto para ter mais novidades apenas em 2025, a Riot Games também revelou novidades sobre o que está por vir no Episódio 9 do jogo, marcado para junho, mês de aniversário do VALORANT.
Entre os destaques está mudanças na rotação de mapas, com Breeze e Split saindo para o retorno de Haven e a chegada de um novo cenário a ser revelado durante a Grande Final do VALORANT Masters Shanghai, em 9 de junho. Além disso, haverá grandes mudanças para os agentes Duelistas.