Sem sombra de dúvidas, o Flamengo é um dos maiores clubes esportivos do Brasil e ainda conta com reconhecimento mundial. Em determinado momento da sua trajetória, a instituição resolveu apostar nos esportes eletrônicos. Neste artigo, o The Clutch detalha um pouco da história do Flamengo Esports e como a organização está atualmente.
Veja também: Faker: conheça o maior jogador de todos os tempos no LoL
A trajetória do Flamengo Esports
League of Legends


Tudo começou ainda em 2017, com a entrada no League of Legends. Na época, o Flamengo Esports adquiriu uma vaga no Circuito Desafiante (2ª divisão do CBLOL) e trouxeram um elenco de peso. O grande nome anunciado foi Felipe “brTT” Gonçalves, que era de longe a maior figura do competitivo de LoL brasileiro.
Aos trancos e barrancos, a equipe do Flamengo conseguiu a vaga para a primeira divisão, mesmo perdendo a grande final do Circuitão para o time da IDM. Para isto, tiveram que vencer a disputa na série de promoção contra a Team One, campeã brasileira em 2017.
Com isso, o Flamengo jogou o segundo split do CBLOL 2018 e, mesmo com um projeto ainda em construção, chegou à grande final daquela edição. No entanto, a equipe acabou superada pela dominante KaBuM, que havia sido campeã no split anterior.
Com ajustes no elenco para o ano seguinte, o Flamengo chegou a mais uma decisão, desta vez contra a INTZ. Os rubro-negros perderam novamente, agora em uma série emocionante de cinco jogos. Na etapa seguinte, também em 2019 e novamente contra a INTZ, o Flamengo levantou o troféu de campeão pela primeira vez.


Após esta grande conquista, as coisas começaram a desandar, e para entender isto é necessário saber como funcionava a gestão do Flamengo Esports. A empresa Go4It — que realiza negócios e investimentos nos esportes tradicionais e outras áreas — era responsável por gerir o braço de esports do Flamengo desde o início do projeto, em 2017. Em outubro de 2019, esta relação se encerrou quando a Go4It passou a investir também na G2, time europeu de esports. Isso configurava uma infração do regulamento da Riot Games, que impedia organizações de ter mais de um time na mesma divisão do circuito oficial, mesmo em ligas diferentes.
Parte deste imbróglio foi o motivo pelo qual o brTT, principal peça da equipe, decidiu não seguir no time depois do seu contrato acabar no fim de 2019. Na época, o jogador se manifestou sobre a saída e chegou a dizer que “não confiava mais no projeto”.
Depois disso, a Simplicity, empresa norte-americana, passou a fazer a gestão do Flamengo Esports por meio de licenciamento e promoveu uma série de reformulações. Apesar de alguns resultados interessantes, como mais uma chegada em grande final no primeiro split de 2020, a nova administração foi marcada por muitos altos e baixos em termos de desempenho, além de diversas polêmicas de bastidores.


Este ciclo do Flamengo Esports no CBLOL encerrou com a venda da vaga nas franquias para a LOS Grandes em 2022.
Após isto, o Flamengo só retornou ao League of Legends em 2024 por meio do CBLOL Academy (competição de divisão de base/segunda divisão), agora sob a gestão da Medellin, organização de esports fundada em 2018 que assinou contrato diretamente com o Clube de Regatas do Flamengo após o término do vínculo com a Simplicity.
Com a grande reformulação que o competitivo de LoL sofreu mundialmente, agora o Flamengo Esports disputa o Circuito Desafiante.
Outras modalidades
Apesar da modalidade mais popular entre os torcedores do Flamengo Esports ter sido o League of Legends ao longo dos anos, a equipe esteve presente em vários outros jogos em sua trajetória.
Counter-Strike – Com início da atuação em 2022, a organização somou dois títulos durante os anos em que atuou na modalidade: Gamers Club Liga Série A de fevereiro e março, ambas disputadas em 2025. Contudo, em agosto do mesmo ano, o Flamengo saiu em definitivo da modalidade por conta da direção do clube não querer mais que o time participe de jogos de tiro.
Free Fire – A equipe fez sua estreia no battle royale em 2021 disputando a LBFF (Liga Brasileira de Free Fire). No entanto, acabaram amargando um rebaixamento logo de cara. Passaram duas etapas na segunda divisão e só voltaram a jogar na elite em 2024. Na última edição do campeonato, já com o nome de Free Fire World Series Brazil (FFWSBR), o Flamengo alcançou a 12ª posição na tabela.
A Medellin, atual gestora da marca do Flamengo no esports, anunciou que disputará a próxima edição em parceria com a organização Loops. A decisão também foi motivada pela escolha da diretoria do clube de remover qualquer participação do rubro-negro em jogos de tiro.


Free Fire emulador – Ao contrário da equipe de mobile, o Flamengo Esports no emulador conseguiu bons resultados e títulos. Em 2025, a equipe segue atuando de forma competitiva. Por conta de questões envolvendo a Garena (empresa responsável pelo Free Fire), a equipe se intitula Rubro-Negro. Isso acontece porque as competições de emulador não são oficiais, e, por isso, a Garena proíbe os times que já participam de competições oficiais de utilizar o nome original.
PUGB Mobile – A modalidade surgiu em 2021 e não fez nenhuma campanha de expressão nos campeonatos mais importantes. O Flamengo Esports deixou a modalidade em 2023.
VALORANT – A presença dos rubro-negros no FPS da Riot Games foi bastante curta e só durou um campeonato. Isso aconteceu na primeira etapa do Closed Qualifier do Valorant Challengers 2023: Brazil Split 1. A equipe sofreu duas derrotas em sequência e foi eliminada do torneio.
Principais títulos
League of Legends
- CBLOL 2019 – Segundo Split
- CBLOL Academy 2021 – Primeiro Split
- CBLOL Academy 2021 – Segundo Split
- CBLOL Academy 2022 – Primeiro Split
Counter-Strike
- Gamers Club Liga Série A – Fevereiro de 2025
- Gamers Club Liga Série A – Março de 2025
Free Fire emulador
- CPN Arena 2022
- KING IS BAK 4×4 2022
- Estrela Bet Masters 2022
- MAX Fyre League 4×4 Season 1
- Free Fire Talents Bora X1 2023
- Copa NFA 2023 – Split 2
- Free Fire Talents Emulador Elite Season 11
- CPN XI
- Esmerald Cup – Season 1
- Lidoma League 2024
- NFA Ultimate 2024
- CPN XII
- Copa FLA Season 1
- Copa Capão Season 1
- Liga Alien Season 1
- X4 do GB12 2024
- CPN Arena 2024
- Liga das Américas Season 5
- Lidoma Challenge 2024
- Esmerald Cup Season 5
- Liga Doutrina Emulador Season 2
- Fora da Safe Invitational 2025 Split 2
- Copa FLA Season 3 – Stage 2
- Liga Doutrina Emulador Season 3
- Fora da Safe SuperCopa 2025 Split 1
- Loco Por Frifas Season 2
Elencos atuais
League of Legends
- Gabriel “Makes” Nemeth (Top)
- Ronald “Dizin” Silva (Jungle)
- Bruno “Envy” Farias (Mid)
- Matheus “Trigo” (Atirador)
- Yan “Damage” Neve (Suporte)
Free Fire emulador
- Giovanni “GiO” Rabelo
- Bruno “PEPAO” Lapo
- Pedro “PHZIN7” Henrique
- Wesley “GHOST9” Mateus




