Syman é liberada para usar seu logotipo no Major após ser acusada de plágio
Após a organização cazaque Syman Gaming ser acusada de plágio em suas redes sociais por causa de seu logotipo, a StarLadder, junto à Valve, decidiu permitir o uso da marca no Major de CS:GO. O time se classificou recentemente através do Minor da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), após garantir a segunda vaga direta.
Leia também:
- Natus Vincere é a última convidada para a DreamHack Masters Malmö 2019
- CS:GO: RFRSH Entertainment fecha acordo de venda da Astralis
Acusação de plágio
A dor de cabeça começou quando a equipe foi acusada de plagiar o logotipo da Gamers Club e de utilizar elementos do logo da Immortals, que inclusive é dona da própria plataforma GC.
Segundo a Syman Gaming, a marca já está em uso há quase um ano e ela não sabia da origem dos elementos. Ainda de acordo com a organização, a logo teria sido um projeto feito por um ‘fã’.
After we entered Major, SLTV contacted us regarding the request to change our logo, due to having elements that are similar to those used for the Immortals and GamersClub logos. We have been using this logo since October 2018, and the idea of the logo belongs to one of our fans. pic.twitter.com/zA0Ruuqwm7
— K23 (@k23_esports) July 31, 2019
O tweet feito pela Syman diz que “depois que entramos no Major, a StarLadder nos contatou sobre o pedido de mudança de logomarca, devido a elementos semelhantes aos usados nos logotipos Immortals e Gamers Club. Temos usado este logotipo desde outubro de 2018, e a ideia do logotipo pertence a um de nossos fãs.”
A organização também afirmou que “os Immortals não participarão do Major, e o Gamers Club não é um clube de esports”, reforçando a sua defesa sobre a acusação. Ela complementou dizendo que “acreditamos que as cobranças de plágio não são substanciais, portanto pedimos à Valve para reconsiderar sua decisão. Concordamos em ter um exame independente dos nossos logotipos.”
Valve contacted us and clarified their position regarding the situation. Ultimately, we will use our logo in Major. Thanks to @CSGO for the prompt response and we are open to dialogue with @Immortals pic.twitter.com/2cyQUwe2WL
— K23 (@k23_esports) August 1, 2019
Em um tweet atualizado sobre a polêmica, a Syman comunicou que foi liberada pela Valve para poder utilizar o logotipo no Major e ainda agradeceu à equipe do CS:GO pela resposta rápida e também à Immortals por garantir um diálogo aberto sobre a situação.
Foto de capa: Syman Gaming/Twitter
Como designer, eu sinto um desgosto profundo de ver trabalhos sendo copiados tão descaradamente e ainda ver pessoas defendendo o contrário. Eu duvido que o tal designer que fez o logo, consiga apresentar o conceito criado por trás dos elementos.
De forma direta, eu fico puto com esses trampos lixos!