Em dezembro de 2022, a Liiv SANDBOX, time que disputa a liga coreana de LoL, anunciou Jeon “DangMoo” Su-jin como a nova suporte do time de base da organização. Assim, ela irá atuar na LCK CL, campeonato que visa revelar novos talentos. Vale destacar que essa é a primeira vez na história que a região coreana terá uma mulher disputando a competição.
Esta também será a primeira vez de DangMoo jogando profissionalmente. Contudo, ela terá que disputar posição com Hong “PlanB” Jun-seok, que também assinou com a SANDBOX no último mês de dezembro para jogar a LCK CL.
Vale ressaltar que no ano passado, a jogadora chegou ao pico de 800 PDL do Grão Mestre no servidor coreano.
Mesmo sem experiência no competitivo, DangMoo já é figura conhecida na criação de conteúdo na Coreia e possui 250 mil inscritos no seu canal de YouTube, além de 185 mil seguidores na Twitch.
+ CBLOL 2023: Robo e Dynquedo se enfrentarão em showmatch
+ T1, do LoL, foi a equipe mais assistida em 2022; veja top 10
Mulheres no competitivo de LoL do Brasil
No Brasil, a primeira mulher a disputar um campeonato oficial da Riot foi Gabriela “Harumi” Silvério. Ela estreou em 2020, em uma partida do extinto Circuito Desafiante, campeonato da segunda divisão que dava acesso ao CBLOL. Em 2021, Harumi voltou a aparecer no CBLOL Academy, também defendendo a Rensga como suporte.


Além dela, outras jogadoras foram contratadas para jogar o campeonato da divisão de base daquele ano – Tainá “Yatsu” dos Santos (ex-meio da INTZ), Larissa “Lawi” Santos (ex-suporte do Cruzeiro e Netshoes Miners), Elizabeth “Liz” Souza (ex-caçadora da LOUD) e Ariel “Ari” Lino (ex-meio da Netshoes Miners).
Para a primeira etapa de 2023, Leticia “Miss” Porto (ex-suporte da LOUD e atual da paiN Gaming) é a única mulher que jogará o CBLOL Academy.
Em 2022, a Riot realizou pela primeira vez na sua história um campeonato feminino oficial de LoL, o Ignis Cup. A competição teve dois classificatórios abertos e um evento principal com premiação total no valor de R$ 110 mil. Na final, a paiN Gaming saiu vitoriosa depois de bater a Raizen por 3×0 em série MD5 (melhor de cinco).

