Em junho do ano passado, Matheus Guimarães Montenegro entrou em evidência por ter sido aceito em 28 universidades dos Estados Unidos pelo seu destaque no Fortnite, um dos principais jogos do mundo do esporte eletrônico.
Depois de pouco mais de seis meses na área de ciência da computação na Oklahoma Christian University, o jovem decidiu mudar de curso por sentir dificuldade para se adaptar à rotina de estudos. Além disso, ele contou que também tinha dificuldade para compreender as aulas em inglês.
+ Fortnite: My Hero Academia chega ao jogo
+ Fortnite: Geralt de Rívia chega ao jogo; confira skins
“Era puxado, eu tinha aula de programação, bíblia, álgebra intermediária, engenharia de software e psicologia geral. No começo foi bem difícil, porque são aulas totalmente em inglês, e eu não estava acostumado”, disse Matheus.
Isso tudo também afetou sua carreira como jogador de Fortnite: “Eu não estava conseguindo lidar, porque eu ainda estava me adaptando a tudo. Aulas, inglês, treinos e campeonatos de Fortnite”, contou.


O jovem também comentou que ciência da computação é um dos cursos mais difíceis da sua universidade, e por isso, decidiu mudar seu status na instituição para “indeciso”. Dessa forma, o aluno pode utilizar os dois primeiros anos da faculdade para decidir qual será seu curso definitivo. Neste meio tempo, ele cursará disciplinas mais amplas e que mais se encaixam nos seus interesses.
Mesmo com todos os desafios, Matheus diz que ainda está muito feliz por realizar seu sonho de morar fora do país: “Nunca estive tão feliz na minha vida inteira. Eu sinto que agora estou vivendo. É claro que eu morro de saudades da minha família e de alguns amigos do Brasil, mas estou muito realizado. É tudo muito incrível”.
Trajetória de Matheus
Com 20 anos, Matheus foi aceito por 28 universidades norte-americanas por conta da sua aptidão como jogador de Fortnite. Ele decidiu estudar na Oklahoma Christian University, que lhe concedeu bolsa de estudos de 75%.
Contudo, a instituição não custeava as despesas de viagem para os Estados nem de moradia no país. Então, o jovem abriu uma campanha de financiamento coletivo com a meta de arrecadar R$ 85 mil. Depois de quase desistir de viajar por não atingir a quantia necessária, Matheus foi surpreendido pelo apoio do Banco Santander, que resolveu patrocinar o atleta.
Atualmente, participa da atlética de esports da sua universidade como jogador de Fortnite.

