Como editar seus vídeos de jogos para o YouTube?

Provavelmente, você gosta muito de games, e teve a recente ideia de começar a filmar seus jogos e suas aventuras digitais. Porém, algum editor de vídeo ou programa mega complicado atrapalhou seus planos, e você desistiu de ir pra frente com a ideia.

Pode ser que a dica de hoje tivesse feito a diferença em um antigo projeto seu, mas com certeza vai te ajudar na edição de vídeos para seu canal no futuro (seja ele de games ou não). Por isso, leia até o final se você quiser pegar a dica de um editor gratuito que chegou recentemente no mercado dos games, para agilizar seu canal e seu projeto.

Criação de um canal: Como começar a filmar?

Se você já tentou alguma vez criar vídeos ou até mesmo um canal, já deve saber que a tarefa não é nada fácil. Mas, jogar jogos online e criar um público em redes como Twitch pode ser uma grande diversão e até mesmo um trabalho sério para algumas pessoas. Conseguir patrocinadores é o sonho de muita gente e pode ser o seu também. 

Tem também aqueles que preferem as gravações de suas partidas e seus tutoriais, o que eu particularmente gosto mais de assistir (sabe aqueles jogos que precisam de detonados, né?). 

O lado bom da filmagem de games e de jogos online, é que você deverá se preocupar somente com a filmagem de sua tela (onde está o jogo) e uma webcam que capture seu rosto – o que é opcional. Uma vez que você comece a dominar essa arte da filmagem da tela (só procurar no Youtube “OBS Studio”), você já poderá ir para a parte mais avançada, que é a edição dos vídeos.

Vídeos para seu canal: Como editá-los?

Além de se preocupar com a filmagem, onde o áudio e outros itens podem falhar, e com câmeras e microfones profissionais, o criador de vídeos tem também como desafio a parte que vem depois da filmagem em si: a edição.

Essa etapa é essencial e obrigatória para todos aqueles que trabalham com vídeos mais robustos, e que buscam crescer um canal ou página social (Instagram). Dificilmente você poderá criar vídeos e fazer nenhum tipo de edição ou ajuste de molduras e títulos.

Quem quer ter um canal grande, tem que saber de edição, ponto. O que posso te ajudar é com a dica de um editor facilitado para redes sociais e para o YouTube.

Apostando na qualidade do canal (ou dos vídeos)

Se você busca se destacar no mundo dos gamers, você terá que chamar atenção do público. Afinal, muitos canais e figuras do mercado já possuem um canal interessante, o qual você vai concorrer. Isso sem falar das inúmeras pessoas que fazem vídeo ou stream por hobby.

Portanto, na hora de começar a fazer vídeos, você terá que pensar em coisas que vão além da filmagem. Obviamente, você terá que aprender sobre programas que capturam a imagem da tela, como o OBS Studio. 

Além disso, você terá que se preocupar com a parte da edição e dos cortes. Muitos vídeos e canais que conseguem inúmeros seguidores possuem vinhetas e templates próprios. 

Esse é o segredo da coisa: Ter vinhetas e efeitos especiais, principalmente nos segundos iniciais dos vídeos. Usar editores clássicos de vídeo para a criação desses templates e itens visuais é muito complexo e exige que você faça cursos e perca algumas horas para aprender a mexer na ferramenta. Porém, vamos dar uma alternativa a esse caminho árduo.

Qual editor de vídeos usar?

Nossa sugestão é que você faça a edição em editores online, que permitam uma configuração pelo bom e velho sistema “clique e arraste”.

Conheci o InVideo recentemente, um YouTube video editor pré-configurado para subir seus vídeos e montagens no YouTube. Basta fazer upload do seu vídeo na ferramenta online e começar a sua edição.

É fácil de colocar títulos, quadrantes e até mesmo colocar cenas simultâneas (algo que muitos criadores de vídeo de jogos tentam fazer). Com isso, seu vídeo terá um aspecto bem profissional e dará mais credibilidade ao seu canal/site.

Lembre-se que é bem mais fácil de introduzir imagens e logos de patrocinadores nesse tipo de editor, pois a inserção de imagens é manual e simplificada. Então, se você estava na procura de um bom editor de vídeo para começar a fazer suas análises e suas publicações, você encontrou o programa ideal (e gratuito). 

Compartilhe seus vídeos, ou deixe o canal morrer

Agora que já falamos da edição, quero passar uma dica de ouro: o compartilhamento de conteúdo. Se você quer que sua página ou canal seja encontrado pelas pessoas, você deverá ter essa preocupação em sua agenda de tarefas. De nada vai adiantar ter um canal lindo e polido se as pessoas não chegarem até ele.

Por isso, use o próprio editor do InVideo para criar breves cenas e cortes dos seus vídeos, que poderão ser compartilhadas no formato de Facebook e feed do Instagram.

A ferramenta já deixa pré-configurado o formato dessas redes sociais. Portanto, é fácil de fazer e não tem porque não criar material de divulgação.


E dica final: capriche nas thumbnails, uma vez que são elas que vão trazer os cliques para seu vídeo, seja em qual plataforma for.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img