Counter-Strike 2 é anunciado como modalidade na Copa do Mundo de Esports

Imagem: Divulgação/ENC

A Esports World Cup Foundation (EWCF) anunciou que o Counter-Strike 2 estará entre os títulos presentes na edição inaugural da Esports Nations Cup (Copa do Mundo dos Esports) 2026. O evento será realizado em Riade, na Arábia Saudita, entre os dias 2 e 29 de novembro, reunindo seleções nacionais formadas por jogadores do mesmo país.

O torneio de CS2 acontecerá especificamente entre 10 e 15 de novembro e contará com 24 equipes classificadas por meio de um amplo sistema de qualificatórias nacionais e regionais, que deve envolver mais de 15 mil jogadores e mais de 3 mil times — o maior programa de seletivas abertas já realizado no cenário do Counter-Strike.

Formato e cronograma do torneio

A primeira fase terá quatro grupos com seis seleções cada, em formato de pontos corridos. As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para a etapa seguinte, que contará com 16 times disputando playoffs em eliminação simples.

Os jogos da fase de grupos serão disputados em melhor de um mapa (MD1), enquanto os confrontos dos playoffs serão em MD3 e a grande final em MD5.

Classificatórias envolverão milhares de jogadores

As 24 seleções serão definidas por meio de um sistema classificatório em duas etapas, que ocorrerá entre 6 e 19 de julho. Inicialmente, 96 países e territórios terão qualificatórias nacionais para determinar seus representantes.

Os vencedores avançarão para qualificatórias regionais, que definirão as vagas finais para o torneio em Riade. O processo utilizará um ranking de seleções nacionais baseado no Valve Regional Standings (VRS), considerando os pontos acumulados pelos cinco jogadores mais bem posicionados de cada país.

Caso determinada nação não esteja contemplada pelo VRS, o Elo da FACEIT será utilizado como critério alternativo para elegibilidade e ranqueamento.

Distribuição das vagas por região

As qualificatórias regionais distribuirão as vagas para o evento principal entre diferentes regiões do mundo, incluindo América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental e Oriental, Ásia, África e Oceania. América do Sul e América do Norte, por exemplo, terão três vagas cada para o torneio principal.

O campeonato será classificado como evento VRS Tier 2 e exigirá que todas as seleções sejam compostas exclusivamente por jogadores com a mesma cidadania.

Comentários
Envie um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *