Nikhil “forsaken” Kumawat está livre para jogar os principais campeonatos de Counter-Strike novamente, caso resolva voltar a competir. O banimento de cinco anos do indiano pela Esports Integrity Commission (ESIC) chegou ao fim nesta quinta-feira (19).
Forsaken foi pego utilizando cheats em 2018 durante a eXTREMESLAND Finals, realizada em Xangai, na China, quando jogava pela OpTic India.
O caso ficou emblemático por dois motivos: o indiano foi pego ao vivo durante a transmissão do torneio, e o fato do cheat estar escondido em um arquivo com o nome de “word.exe”, em alusão ao Microsoft Word.
Após descobrir a trapaça no torneio chinês, a ESL fez uma investigação e revelou que forsaken também utilizou cheats durante a ESL India Premiership 2018 Fall Finals, sendo que neste campeonato, a OpTic foi campeã.
Por conta da repercussão negativa, a OpTic India foi desfeita e, de quebra, a organização norte-americana também dispensou, na mesma época, a line feminina OpTic Brasil sem muitas explicações.
Forsaken teve uma carreira curta no Counter-Strike, tendo jogado por apenas outros três times anteriormente à OpTic India. Ele defendeu a Shooting Monkeys, a SemperX e a Eternal Esports.