A Valve atualizou, nesta semana, as Regras de Operação de Torneios (Tournament Operation Requirements) e alterou a Licença de Torneios de Jogos Limitados (Limited Game Tournament License) impondo novas restrições ao uso de sua propriedade intelectual em campeonatos oficiais de Counter-Strike. A mudança afeta diretamente organizações que mantêm acordos comerciais com sites de skins ou plataformas de abertura de caixas.
Segundo a atualização, eventos ranqueados e não ranqueados agora precisam cumprir a seção 2.4.e da licença, que proíbe a distribuição ou exibição — incluindo em uniformes — de qualquer conteúdo que viole a IP da Valve ou os termos do Steam Subscriber Agreement. Entre os exemplos citados estão sites de abertura de caixas e plataformas de negociação de skins, além de patrocinadores que atuem em atividades que envolvam economias dos jogos da Valve ou violem legislações locais.
A restrição também vale para qualquer conteúdo exibido durante as transmissões, o que impede que equipes mostrem esses patrocinadores em jogos oficiais. A decisão chega em um momento em que diversas organizações de topo possuem parcerias ativas com empresas do setor, o que pode gerar impactos significativos no ecossistema competitivo.
Algumas equipes já estavam cientes da mudança e levaram para Budapeste uniformes alternativos, sem logos relacionados a sites de skins ou serviços similares.
O que diz a seção 2.4.e da Limited Game Tournament License
A regra estabelece que organizadores e equipes:
- não podem aceitar patrocínios de empresas que lucram com atividades que violem acordos da Valve, leis locais ou que dependam das economias dos jogos da empresa, incluindo revendedores de chaves ou companhias que interajam com inventários dos jogadores.
- não podem exibir, inclusive em uniformes, materiais que violem a IP da Valve ou o Steam Subscriber Agreement;
- não podem permitir que esse conteúdo apareça em transmissões do torneio;




