Entenda o formato do Perfect World Shanghai Major
O Perfect World Shanghai Major 2024 é o principal campeonato da temporada do Counter-Strike 2 (CS2) e o segundo mundial realizado no ano. A competição está acontecendo em Xangai, na China, com 24 times na disputa pelo título de campeão do mundo.
Veja neste artigo tudo sobre a competição, desde o formato da competição até as equipes que despontam como favoritas para a conquista do Major.
Regional Major Ranking (RMR)
Para se classificar ao Major, as equipes das três principais regiões chanceladas pela Valve — Américas, Europa e Ásia-Pacífico — se enfrentam na competição conhecida como RMR, que é a abreviação para Regional Major Ranking. O evento é realizado no país-sede do mundial para evitar problemas de visto após a classificação dos jogadores.
Cada região possui um número determinado de vagas, baseado no desempenho dos times no Major anterior. Oito vagas são para a etapa principal do mundial e as demais para o Opening Stage, etapa inicial. Nesta edição, todas as oito vagas da fase principal foram para os times que disputam o RMR da Europa.
Opening Stage
Esta etapa é o pontapé inicial do Major e reúne 16 times de todas as regiões se enfrentando no formato suíço, com as partidas iniciais sendo definidas com base no ranking da Valve. Nesta etapa, os times que conquistam três vitórias avançam para o Elimination Stage, enquanto os demais são eliminados da disputa.
- Sistema suíço com 16 equipes;
- Todas as partidas são em melhor de um (MD1), exceto as de classificação e eliminação, que são em melhor de três (MD3);
- Os oito times que alcançarem três vitórias avançam de fase.
Elimination Stage
Seguindo o mesmo formato do Opening Stage, a segunda fase do Major reúne os oito melhores times do RMR juntamente com oito classificados do Opening Stage. Assim como na primeira etapa, as equipes disputam partidas de esport em formato suíço e aqueles que alcançarem três vitórias avançam de fase, enquanto as demais são eliminadas.
- Sistema suíço de 16 equipes, sendo os oito melhores do RMR + oito classificados do Opening Stage;
- Todas as partidas são em melhor de um (MD1), exceto as de classificação e eliminação, que são em melhor de três (MD3);
- Os oito times que alcançarem três vitórias avançam para os playoffs.
Playoffs
Com apenas oito times remanescentes, a fase final do Major é disputada no formato de chaveamento simples, ou seja, partidas eliminatórias. Nesta etapa, todos os jogos são em formato melhor de três (MD3), incluindo a final.
- Oito melhores times do Elimination Stage;
- Sistema de chaveamento simples, com partidas únicas em melhor de três (MD3);
- Definição do campeão mundial de CS2 na temporada.
Favoritos ao título
Extremamente dominante desde a virada do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) para o CS2, a Europa segue como a região favorita ao troféu do Major. As equipes com maiores chances de conquistar a competição são: Team Spirit, G2 Esports, Team Vitality, MOUZ e a atual campeã, Natus Vincere.
No Brasil, a FURIA é a principal equipe do país. Contudo, a organização não vence um torneio de alto nível desde 2020, quando foi campeã da etapa norte-americana da ESL Pro League 12.
Outro forte elenco que vem se destacando é o da paiN Gaming. A equipe vem tendo ótimo desempenho na temporada, mas também precisará quebrar um tabu, já que nunca venceu um torneio tier-S (o mais alto nível) em sua história.
Representatividade no Major
O Brasil é o país com maior número de jogadores no Major. Esta é a terceira edição consecutiva que a nação verde e amarela lidera a lista de participantes. Veja abaixo a relação completa de todos os profissionais presentes no mundial:
- Brasil (19): exit, insane, drop, saffee, Lucaozy, biguzera, lux, kauez, nqz, snow, VINI, felps, noway, decenty, yuurih, KSCERATO, FalleN, chelo, skullz.
- Rússia (15): Ax1Le, Boombl4, interz, m0NESY, Jame, FL1T, fame, n0rb3r7, degster, electroNic, FL4MUS, chopper, magixx, donk, sh1ro.
- França (13): apEX, ZywOo, Lucky, Djoko, Ex3rcice, Maka, Graviti, bodyy.
- Ucrânia (8): b1t, w0nderful, jambo, jackasmo, zeRRoFIX, s-chilla, fear, zont1x.
- Austrália (6): jks, INS, aliStair, Liazz, Vexite, dexter.
- Suécia (6): Brollan, KRIMZ, nawwk, ztr, susp, phzy.
- Israel (5): Spinx, flameZ, xertioN, HeavyGod, NertZ.
- Dinamarca (5): karrigan, TeSeS, sjuush, blameF, Tauson.
- Mongólia (5): bLitz, Techno4K, 910, mzinho, Senzu.
- China (4): somebody, Summer, L1haNg, ChildKing.
- Estados Unidos (4): JBa, floppy, Grim, EliGE.
- Alemanha (4): tabseN, Krimbo, syrsoN, JDC.
- Canadá (3): stanislaw, NAF, Twistzz.
- Polônia (3): siuhy, Snax, ultimate.
- Bósnia e Herzegovina (2): huNter-, NiKo.
- Finlândia (2): Jimpphat, Aleksib.
- Hungria (2): torzsi, sl3nd.
- Letônia (2): broky, YEKINDAR.
- Noruega (2): rain, hallzerk.
- Romênia (2): iM, volt.
- Eslováquia (2): frozen, matys.
- África do Sul (2): Sonic, JT.
- Argentina (1): try.
- Estônia (1): ropz.
- Cazaquistão (1): ICY.
- Lituânia (1): jL.
- Malásia (1): kaze.
- Reino Unido (1): mezii.
- Suíça (1): rigoN.
- Macedônia do Norte (1): kyxsan.
- Guatemala (1): malbsMd.