Uma onda de banimentos pelo Valve Anti-Cheat (VAC) está chamando a atenção da comunidade. Isso porque as punições estão sendo dadas em games que os jogadores estão inativos há anos, às vezes mais de uma década. Os relatos foram feitos no Reddit.
Em um tópico, yaboyroldy explicou que está sem jogar Counter-Strike: Source há 15 anos, mas mesmo assim recebeu aviso de banimento na quinta-feira (9).
Contudo, os banimentos não estão relacionados somente a jogadores de Counter-Strike. Players de Call of Duty e Team Fortress 2 informaram que também receberam VAC ban sem abrir os jogos há anos.
No fórum internacional, o usuário FreakDude42 afirmou que foi banido no CoD: Modern Warfare 2 apesar de não jogar o FPS desde 2011, enquanto halfmystic contou que foi banido no CS 1.6 dezessete anos depois da conta ser roubada.
Ainda não é sabido se o banimento é um bug da Steam ou se essas são punições retroativas. A Valve ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
A Valve descobriu a pegada de um hack privado que poucas pessoas utilizavam naquela época e provavelmente pegou os logs de memória e esta dando um pente fino