Never More não foi a única equipe desclassificada do primeiro open qualifier europeu para o Major de CS2 por uso de cheat. A punição também foi aplicada ao EC Kostroma.
EC Kostroma é um time que chegou até o Round 64 do classificatório, sendo eliminado para Sangal. Antes, a equipe bateu Lausanne, de Brian “xReal” Sapin, jogador que revelou no X (antigo Twitter) a desclassificação dos russos.
“Nossos oponentes foram desclassificados e banidos por uso de cheat. Não posso acreditar que a decisão dos organizadores demorou tanto e não temos chances de voltar para a seletiva, mesmo nós tendo os informado 18 horas antes do Round 2”, escreveu.
No caso de Lausanne, apesar da desclassificação do EC Kostroma, a equipe não teve a oportunidade de voltar ao open qualifier, diferentemente do que aconteceu com a Movistar KOI, que havia perdido para Never More, mas recebeu a segunda chance e acabou se classificando para o classificatório fechado, última etapa antes do RMR.
Turns out our opponents from major qual have been disqualified and banned for cheating. Can't believe this decision took so long and we don't have a chance to get back to the qualifier when we reported it 18 hours before the start of round 2. It is what it is, let's move on.
— xReal (@xReal_CS) January 9, 2024