Vitality desbanca FURIA e vence o IEM Kraków 2026

Foto: Divulgação/ESL

A Team Vitality conquistou, neste domingo (8), o título do IEM Kraków 2026 ao derrotar a FURIA por 3 a 1 na grande final disputada na TAURON Arena, na Polônia. A série melhor de cinco durou mais de quatro horas e marcou o primeiro troféu da equipe francesa na temporada.

A decisão começou com vitória brasileira na Mirage, mas a Vitality reagiu e venceu Inferno, Nuke e Overpass para fechar o confronto. O desempenho da estrela francesa Mathieu “ZywOo” Herbaut foi determinante para a campanha vencedora.

Placar da final:

  • Mirage: FURIA 13 – 11 Vitality
  • Inferno: FURIA 8 – 13 Vitality
  • Nuke: FURIA 2 – 13 Vitality
  • Overpass: FURIA 10 – 13 Vitality

Vitality mantém embalo e conquista primeiro título do ano

Atual equipe número um do ranking mundial e eleita Time do Ano de 2025 no HLTV Awards, a Vitality garantiu o título após uma campanha dominante desde a fase de grupos.

Na etapa inicial do torneio, a equipe avançou diretamente às semifinais após vencer BC.G, 3DMAX e Aurora por 2 a 0. Já nos playoffs, eliminou a MOUZ também por 2 a 0 antes de enfrentar a FURIA na decisão, onde finalmente perdeu o primeiro mapa na competição.

Além do título, a Vitality somou mais um passo na corrida pelo ESL Grand Slam VI, que oferece bônus de US$ 1 milhão para quem conquistar quatro campeonatos elegíveis dentro do período estipulado.

Após a vitória, o capitão Dan “apEX” Madesclaire comentou o momento vivido pelo elenco: “Acho que este time está fazendo história. São muitos grandes troféus juntos. Estamos mais perto de conquistar o segundo Grand Slam. Estou sem palavras mais uma vez, meu time é incrível, continuamos vencendo. Perdemos aquela Mirage, não deveríamos ter perdido, mas estou muito orgulhoso dos meus jogadores hoje.”

Caminho da FURIA até a final

A FURIA chegou à grande decisão após uma fase de grupos dura, na qual perdeu logo a primeira partida para a FUT. Assim, teve que percorrer por toda a chave lower do campeonato, tendo que vencer The MongolZ, NAVI e Astralis, respectivamente.

Nos playoffs, o time brasileiro superou a Aurora por 2 a 0 nas quartas de final e, em seguida, derrotou a Spirit por 2 a 1 na semifinal. Na final, o time comandado por Gabriel “FalleN” Toledo começou melhor ao vencer Mirage, mas não conseguiu manter o ritmo diante da reação europeia.

IEM Kraków registra recordes de audiência e público

A primeira edição do IEM em Kraków reuniu mais de 38 mil espectadores presenciais ao longo das finais e atingiu pico de audiência de 1,3 milhão espectadores simultâneos, segundo dados do Esports Charts. O evento também se tornou o torneio de Counter-Strike fora de Majors mais assistido em horas consumidas.

IEM Kraków 2026
Tauron Arena durante as semifinais (Foto: Adela Sznajder/ESL)
Comentários
Envie um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *