Representada por seis equipes no IEM Rio Major 2022, as Américas terão um time a menos no próximo campeonato chancelado pela Valve, o BLAST.tv Paris Major, que acontecerá em 2023. A redução é consequência da performance da região no segundo mundial de CS:GO desta temporada.
+ Dupreeh: “Encontramos alguma consistência, mas precisamos melhorar”
+ Com fome no Major? Veja opções de comida do Riocentro
+ IEM Rio Major: datas, jogos, resultados e mais
Das seis equipes que se classificaram para o Major do Rio, apenas duas seguem vivas na disputa pelo título: Team Liquid, que entrou diretamente no Legends Stage por ter conquistado o RMR, e FURIA, a única que se classificou por meio do Challengers Stage. Evil Geniuses, 9z, 00 Nation e Imperial foram eliminadas ainda na fase inicial.
A título de comparação, nos dois Majors anteriores, que aconteceram na Suécia e na Bélgica, respectivamente, as Américas tiveram três times na segunda fase e, por conta disso, a região manteve seis vagas. Assim, o lugar perdido pelo continente passa para a Europa, que terá 17 times na França.
Além do título, Liquid e FURIA brigam pela quantidade de status Legends que a região terá para o próximo Major. Caso as duas avancem para o Champions Stage, as Américas terão dois times entrando diretamente na segunda fase na França. Se apenas uma se classificar, mantém o que aconteceu no Brasil. Contudo, se a dupla for eliminada, a região só terá status Challengers e Contenders para o BLAST.tv Paris Major