A ELEAGUE anunciou hoje (05) que sediará o próximo Major de Counter-Strike, que acontecerá em 2018. O formato para este campeonato será um pouco diferente dos demais. Serão 16 times na disputa pelo título, porém os jogos acontecerão em dois locais diferentes. A fase de grupos acontecerá entre os dias 19 e 22 de janeiro nos estúdios da Turner em Atlanta. Já os playoffs serão nos dias 26, 27 e 28 de janeiro na Agganis Arena, dentro da Universidade de Boston.
O Major de Boston será o segundo a ser organizado pela ELEAGUE, que vem investindo pesado no cenário de eSports. No início deste ano, a empresa sediou o ELEAGUE Major Atlanta, que teve a Astralis como campeã. Na ocasião, o time da SK Gaming foi o único representante brasileiro e terminou na 3-4º colocação, após serem derrotados pela Virtus.pro nas semifinais.
A classificação para o torneio seguirá os padrões da Valve, com os 8 melhores times do Major anterior, os chamados Legends, sendo automaticamente convidados à disputa e as 8 vagas restantes sendo definidas através de um qualify principal, que acontece no dia 12 de janeiro.
Para chegar ao qualify principal, as equipes terão que disputar qualifies locais, também chamado de Minors, que foram divididos em quatro. Os dois primeiros acontecerão na Coréia do Sul e na Romênia, entre os dias 26 a 29 de outubro, e classificarão as equipes da Ásia e da Comunidade dos Estados Independentes.
Os dois últimos classificarão as equipes da Europa e das Américas e serão sediados na Romênia, novamente, e no Canadá, respectivamente. Ambos acontecem entre os dias 2 e 5 de novembro.
As duas melhores equipes de cada Minor disputam as vagas restantes contra os 8 piores times do Major anterior, através do qualify principal, que terá como sede os estúdios da Turner em Atlanta.
A grande dúvida para este Major fica por conta da Immortals. A equipe está inclusa na lista de times com convite automático, porém, devido às regras do torneio, para manter o status de Legends a organização deve ter no mínimo 3 participantes do campeonato anterior na lineup atual.
Com a reformulação total do esquadrão brasileiro, o mais certo é que a Immortals perca a sua vaga e tenha que brigar pela classificação lá de baixo, disputando o Minor e posteriormente o qualify principal.
A premiação total do torneio se manteve a mesma de Atlanta. Serão 1 milhão de dólares a serem distribuídos entre os times participantes. Dessa fatia, provavelmente 500 mil serão destinados ao campeão.
Confira abaixo a lista de times já garantidos para o primeiro Major de 2018:
- Gambit
- Immortals (em revisão)
- Astralis
- Virtus.pro
- fnatic
- SK Gaming
- BIG
- North