Jogador alemão é suspenso da FPL após chamar felps de “macaco”
Esta foi a semana de polêmicas na FACEIT Pro League, sistema de partidas semelhante ao da Gamers Club, porém destinado somente a jogadores profissionais. Após retirar o acesso de kNg e fnx da plataforma europeia por conta de diversas reclamações de outros jogadores, que diziam que os brasileiros não estavam se comunicando de forma adequada com os seus companheiros, agora foi a vez do alemão Nils “k1to” Gruhne ser suspenso. E o motivo foi muito mais grave: racismo.
Como pode ser visto no vídeo abaixo, o jogador da ALTERNATE aTTaX chama felps de “fucking monkey” (macaco do caralho) após morrer para o mesmo durante uma partida competitiva.
Depois eu que pego no pe?
nice @k1tocs https://t.co/V3Gwqhvr5P— Joao Vasconcellos (@felperaa) April 16, 2018
O caso veio a tona logo após a revogação do acesso dos brasileiros da NTC à FPL, causando revolta em grande parte da comunidade e até mesmo em jogadores profissionais. FalleN foi um dos que foi ao Twitter exigir providências.
I hope this get dealt with @Faceit_Mikey. Last time it was rallen, nothing happened as far as I am concerned. Who is next?
— Gabriel Toledo (@FalleNCS) April 17, 2018
“Está só brincando, né k1to? Espero que isso seja resolvido Mikey. A última vez foi o rallen e nada aconteceu, até onde eu sei. Quem será o próximo?”
Nesta manhã, o representante da FACEIT, Milos “Mikey” Nedeljokovic, escreveu sobre o incidente e afirmou que k1to receberá uma suspensão de 1 mês pela injúria racial.
“O que aconteceu ontem foi algo além do que podemos chamar de uma brincadeira entre jogadores, ao ponto em que um membro se sentiu insultado de maneira racial, o que é algo inaceitável, e é por esta razão que k1to receberá uma suspensão de 1 mês.”
O alemão também foi ao Twitter comentar sobre a ofensa, pedindo desculpas a felps, que prontamente as aceitou.
it wasnt meant to be serious, sorry for saying that
— k1to (@k1tocs) April 16, 2018
“Não era para ser sério, sinto muito por ter dito aquilo.”
Felps respondeu: “Todos cometemos erros e aprendemos. Está tudo bem, você está perdoado.”
Este é o segundo caso envolvendo injúrias raciais com brasileiros no sistema da FACEIT. Anteriormente, o jogador polonês Karol “rallen” Radowicz, da Team Kinguin, também chamou HEN1 de macaco, porém não houve nenhuma punição na época.
Velhos tempos de CS em Lan na monkey ?