Desde 2017, o cenário internacional de Counter-Strike faz duas pausas por ano em grandes competições, aquelas consideradas de tier 1. Estes períodos ficaram conhecidos como ‘player break‘, e o primeiro de 2023 começou no dia 12 de junho e será finalizado no dia 9 de julho.
Já a pausa de fim de ano, também conhecido como player break de inverno, ainda não teve a data revelada pela Associação de Jogadores Profissionais de Counter-Strike (CSPPA, em inglês), entidade responsável por representar os atletas da modalidade.
Apesar da CSPPA ser a atual responsável pelo anúncio das pausas, o player break surgiu em 2017, antes mesmo da CSPPA ser criada, em 2018. Naquela época, as férias eram definidas pelos próprios jogadores em comum acordo, que apenas decidiam que não jogariam os grandes torneios marcados para agosto, a fim de descansar o máximo possível para o segundo semestre.
Player break 2023
O último grande campeonato internacional antes do player break foi a BLAST Premier Spring Final, nos Estados Unidos e que teve a histórica campanha da Imperial chegando nas semifinais. Já o primeiro evento após a pausa também será um da BLAST, o Fall Groups, que está marcado para acontecer de 13 a 23 de julho na Dinamarca.
Entretanto, o player break não significa que todo o cenário competitivo vai parar. Mesmo durante a pausa, campeonatos de menor porte serão disputados tanto no Brasil, como no exterior. Um deles é o CBCS #1, marcado para começar no dia 14 de junho e que terá premiação de R$ 100 mil.