O Counter-Strike é um dos esports mais populares e longevos do Brasil e do mundo. Um dos principais fatores que mantém a modalidade neste patamar é a paixão que a comunidade sempre teve pelo jogo e pelo cenário competitivo, e essa devoção passa pela construção de ídolos que marcaram a rica história do CS.
Neste artigo, o The Clutch apresenta Gabriel “FalleN” Toledo, o maior jogador de Counter-Strike do Brasil e um dos mais relevantes do mundo.
Carreira de FalleN
Counter-Strike 1.6 (CS 1.6)
FalleN vem de Itararé, cidade do interior de São Paulo, e teve seu primeiro contato com o Counter-Strike aos 12 anos com a clássica versão 1.6 do jogo, em meados de 2003. Ainda nesta época, desenvolveu sua paixão pelo FPS ao mesmo tempo que tomava gosto pela competição ao jogar campeonatos regionais que ocorriam ao lado de seu primeiro time, o Soldiers of Fire.
Com o tempo, o que era apenas um hobby passou a ganhar cada vez mais seriedade. O grande ponto de virada na carreira de FalleN foi a entrada no time FireGamers, em 2009, que tinha alguns dos principais jogadores da época como Lincoln “fnx” Lau e Renato “nak” Nakano, que já haviam se sagrado campeões mundiais com o MIBR em 2006.
Foi neste time que FalleN disputou seus primeiros campeonatos internacionais no CS. O primeiro foi o Worlds Cyber Games (WCG) de 2009, que aconteceu na China, e depois a Electronic Esports World Cup (ESWC) de 2010, na França, torneio em que o AWPer e a equipe finalizaram na quinta posição.
Apesar do sucesso da FireGamers, o primeiro grande título de FalleN no exterior veio por outra equipe, a Complexity, que adquiriu o elenco brasileiro em setembro de 2010.
Junto da organização norte-americana, FalleN conquistou o IEM Season V American Championship Finals, depois de bater a Evil Geniuses por 2×0 em série melhor de três (MD3). A partir deste ponto, o AWPer começou a ganhar destaque no cenário internacional.
Nos anos posteriores, FalleN mudou diversas vezes times, mas sempre se manteve no mais alto nível nacional e conquistando vaga para os principais torneios internacionais.
Com a queda de popularidade no CS 1.6, FalleN apostou na entrada em games como Assault Fire e CrossFire. No CF, chegou a defender a paiN Gaming e KaBuM!, e nas duas passagens conquistou títulos brasileiros.
Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO)
Foi com a entrada no competitivo de CS:GO em 2013 que FalleN começaria sua jornada para se tornar umas das maiores referências dos esports. Em 2014, depois de dominar os campeonatos nacionais do novo jogo, o AWPer iniciou novamente uma empreitada de provações em campeonatos internacionais, agora sob a bandeira da KaBuM.TD.
Após sucessivos bons resultados nestas competições, a KaBuM recebeu convite para jogar o qualificatório para o ESL One Katowice 2015, na Polônia. Sem dinheiro para viajar até o país europeu, FalleN recorreu à comunidade por apoio financeiro, e conseguiu arrecadar R$ 25 mil. O sueco Robin “flusha” Rönnquist foi um dos que ajudou a equipe, doando US$ 1,4 mil.
Todo esforço valeu a pena, e a KaBuM conquistou vaga no ESL One Katowice 2015, o que seria o primeiro Major de muitos disputados por FalleN.
No torneio, o elenco passou a jogar pela Keyd Stars e conseguiu um ótimo resultado, chegando até os playoffs. Com isso, os jogadores adquiriram status de “Legends” e já se garantiram para a próxima edição do Major.
Daí em diante, FalleN e seus companheiros disputaram outros grandes torneios, seguiram com boas performances e chamaram a atenção de outra organização norte-americana, a Luminosity Gaming.
Pulando para 2016, a Luminosity viu nas entradas de fnx, Epitácio “TACO” de Melo o último ingrediente que faltava para o sucesso. Nesse ponto, Marcelo “coldzera” David já era um dos principais jogadores do time.
Assim, no MLG Major Columbus, a lendária lineup levantou pela primeira vez o troféu mais importante do competitivo de CS:GO, o de campeão de Major. Na final, desbancaram a poderosa Natus Vincere de Ladislav “GuardiaN” Kovács e Danylo “Zeus” Teslenko.
E engana-se quem acham que eles não pararam por aí. Este mesmo elenco, agora representando a icônica SK Gaming, se sagraria como melhor do mundo mais uma vez no mesmo ano, com a conquista do ESL One Cologne 2016.
Depois do bicampeonato mundial, FalleN firmou para sempre seu nome na história do Counter-Strike. Contudo, mesmo no topo do mundo, ele continuou competindo em alto nível e sendo referência no jogo, principalmente em 2017, quando liderou a SK a uma era de títulos importantes, vencendo oito naquele ano.
De 2018 em diante, o Verdadeiro chegou a defender grandes organizações como o MIBR e Team Liquid, mas não conseguiu obter o mesmo sucesso de períodos anteriores, vencendo apenas alguns pequenos torneios internacionais, como o cs_summit 8.
Agora, em 2023, aos 32 anos, ele assumiu o desafio de capitanear o time da FURIA, o principal do Brasil e um dos melhores do mundo.
Principais títulos
CS 1.6
- World Cyber Games Brasil 2009 (FireGamers)
- ESWC Brazil 2010 (FireGamers)
- World Cyber Games Brasil 2011 (FireGamers)
- WCG Pan-American Championship 2010 (FireGamers)
- IEM Season V American Championship Finals 2010 (Complexity)
- World Cyber Games Brasil 2011 (Mandic)
- WCG Pan-American Championship 2011 (Mandic)
- WCG Pan-American Championship 2012 (playArt)
CS:GO
- MLG Major Columbus 2016 (Luminosity Gaming)
- ESL Pro League Season 3 – Finals (Luminosity Gaming)
- ESL One Cologne 2016 (SK Gaming)
- Intel Extreme Masters 12 – Sydney (SK Gaming)
- ESC Season 3 – Finals (SK Gaming)
- ESL One Cologne 2017 (SK Gaming)
- EPICENTER 2017 (SK Gaming)
- BLAST Pro Series: Copenhagen 2017 (SK Gaming)
- ESL Pro League Season 6 (SK Gaming)
Apelidos
Ao longo de sua carreira, FalleN ganhou uma série de alcunhas e algumas realmente são muito populares na comunidade.
Uma dos apelidos mais famosos é o de “Professor”, e o motivo para que ele tenha se consolidado tanto no imaginário da comunidade se dá por conta das transmissões de Alexandre “Gaules” Borba, que sempre o repetia ao acompanhar os jogos de FalleN, principalmente quando fazia alguma jogada extraordinária.
O próprio FalleN explica em conversa no Podcast Fenômenos que sempre teve a característica de ensinar sobre CS, tanto para companheiros de equipe ou em iniciativas como a Games Academy, que tem como objetivo formar jogadores que queiram competir. Sendo assim, todos esses elementos fizeram pegar o apelido de Professor.
Atenção pra chamada da #FURIACS: pic.twitter.com/e4flSSh2ph
— FURIA (@FURIA) July 19, 2023
Outro apelido muito popular é o “Verdadeiro”, e este surgiu por conta de uma brincadeira de fer, seu amigo e companheiro de equipe por vários anos. Na época do surgimento da alcunha, Fer costuma chamar FalleN em suas lives de “O Verdadeiro Team Razer”, porque ele costuma utilizar diversos periféricos da marca. A comunidade abraçou o apelido e é por isso que é muito citado até hoje.
Empresas de FalleN
O primeiro empreendimento de FalleN foi a Fallen’s Academy, que posteriormente se tornaria a Games Academy, uma plataforma de aulas online com ensinamentos sobre Counter-Strike.
A iniciativa foi fundada ainda em 2010, época em que o CS 1.6 sofria com baixa popularidade. Este, inclusive, foi um dos motivos para que FalleN levasse a ideia adiante: movimentar o cenário de CS para que ele continuasse vivo.
Em 2016, a Games Academy foi incorporada à plataforma Gamers Club, que também tem FalleN como um de seus fundadores. Atualmente, a GC está sob comando da Immortals Gaming Club.
Naquele mesmo ano, o Verdadeiro fundou o que se tornaria a Fallen Company, que hoje é dividida em três divisões: Fallen Wear, Fallen Gear e Fallen Store.
- Fallen Wear é responsável pelo desenvolvimento e produção de diversas linhas de vestuário do esports;
- Fallen Gear é uma unidade de negócios dedicada ao desenvolvimento de periféricos gamer;
- Fallen Store é uma loja especializada em produtos de esports do mercado brasileiro.