Após uma temporada inteira sem o maior evento do cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive, o Major finalmente está de volta. Agora em sua fase de playoffs, o PGL Stockholm, realizado na Suécia, reunirá os oito remanescentes das etapas Challengers e Legends, respectivamente, na briga pela maior premiação da história do CS:GO. A FURIA é o único representante das Américas na disputa pelo título mundial em 2021.
+ CS:GO: Guia para o PGL Major Estocolmo 2021
+ CS:GO: Major dará US$ 1 milhão ao time campeão pela primeira vez
Para celebrar mais uma edição do Major, o The Clutch preparou uma lista relembrando todas as edições realizadas ao longo da história, os times que ficaram eternizados e suas escalações.
2013
DreamHack Winter | Campeão: Fnatic (Suécia)
Com duração de três dias, o DreamHack Winter foi realizado em Jönköping, na Suécia, e viu a Fnatic entrar para a história do CS:GO como a primeira equipe a vencer um Major.
Naquela ocasião, os suecos enfrentaram seus conterrâneos da Ninjas in Pyjamas e venceram a final com um placar de 2 a 1. Os mapas jogados pelas equipes foram Dust 2 (16 a 14 para Fnatic), Inferno (16 a 6 para NIP) e Train (16 a 2 para Fnatic).

Escalação da Fnatic:
- JW (MVP)
- flusha
- schneider
- Devilwalk
- pronax
- cArn (treinador)
2014
EMS One Katowice | Campeão: Virtus.pro (Polônia)
Na Polônia, a Virtus.pro chegou ao topo do mundo no CS:GO ao vencer o EMS One Katowice. Em série final contra a Ninjas in Pyjamas, os donos da casa conquistaram um belíssimo resultado de 2 a 0 diante dos suecos, sendo um 16 a 9 em Mirage e um 16 a 10 na Inferno.

Escalação da Virtus.pro:
- TaZ
- NEO
- pashaBiceps (MVP)
- Snax
- byali
ESL One: Cologne | Campeão: Ninjas in Pyjamas (Suécia)
Após bater na trave em duas oportunidades, a Ninjas in Pyjamas finalmente desencantou ao conquistar o ESL One: Cologne de 2014. Em solo alemão, enfrentaram novamente seus conterrâneos da Fnatic, vencendo por 2 a 1 na grande final. Os triunfos dos Ninjas foram em Cobblestone (16 a 11) e Inferno (16 a 13), enquanto na Cache foram derrotados por 16 a 8.

Escalação da Ninjas in Pyjamas:
- f0rest
- GeT_RiGhT
- Xizt
- Fifflaren
- friberg (MVP)
- pita (treinador)
DreamHack Winter | Campeão: Team LDLC (França)
Um ano depois da primeira edição, Jönköping voltava a ser a capital do CS:GO. Pela DreamHack Winter de 2014, a francesa Team LDLC foi a grande campeã ao vencer a Ninjas in Pyjamas, até então a detentora do título, por 2 a 1. Os mapas da série foram Dust 2 (16 a 10 para LDLC), Inferno (16 a 4 para NIP) e Overpass (19 a 16 para LDLC).

Escalação da Team LDLC:
- NBK-
- SmithZz
- kioShiMa
- shox
- Happy (MVP)
- MoMaN (treinador)
2015
ESL One: Katowice | Campeão: Fnatic (Suécia)
Pela terceira vez na história, Fnatic e Ninjas in Pyjamas decidiram o título do Major e dessa vez, em terras polonesas. Durante o ESL One: Katowice, os Fanáticos voltaram a derrotar os Ninjas na decisão por 2 a 1, conquistando seu segundo Major na história. Os mapas daquela decisão foram Dust 2 (16 a 14 para Fnatic), Cache (16 a 10 para NIP) e Inferno (16 a 13 para Fnatic).

Escalação da Fnatic:
- flusha
- JW
- pronax
- olofmeister (MVP)
- KRIMZ
- Devilwalk (treinador)
ESL One: Cologne | Campeão: Fnatic (Suécia)
A cidade de Colônia, na Alemanha, foi palco de mais uma conquista da Fnatic no Major. Em final vencida contra a Team Envy, por 2 a 0, a organização sueca se tornaria a primeira tricampeã do Major. Os triunfos na decisão vieram em Dust 2 (19 a 15) e Cobblestone (16 a 7).

Escalação da Fnatic:
- JW
- flusha (MVP)
- pronax
- olofmeister
- KRIMZ
- vuggo (treinador)
DreamHack Open Cluj-Napoca | Campeão: Envy (França)
Sediado na Romênia, o DreamHack Open Cluj-Napoca, último Major de 2015, viu a Envy se consagrar campeã. Na decisão, os franceses venceram a ucraniana Natus Vincere por 2 a 0 (16 a 14 em Train e 16 a 5 em Cobblestone). Deste elenco, três jogadores (NBK-, kioShiMa e Happy) se sagraram bicampeões do Major posteriormente.

Escalação da Envy:
- Happy
- NBK-
- kioShiMa
- kennyS (MVP)
- apEX
2016
MLG Columbus | Campeão: Luminosity Gaming (Brasil)
O ano de 2016 prometia para o Brasil no CS:GO. Representando a organização norte-americana Luminosity Gaming, o elenco formado por FalleN, fer, coldzera, TACO, fnx e zews colocava a bandeira do país no topo da modalidade ao vencer o MLG Columbus. A consagração veio após derrotarem a Natus Vincere por 2 a 0 na decisão, com vitórias em Mirage (19 a 17) e Overpass (16 a 2).

Escalação da Luminosity Gaming:
- FalleN
- fer
- coldzera (MVP)
- fnx
- TACO
- zews (treinador)
ESL One: Cologne | Campeão: SK Gaming (Brasil)
Agora representando a SK Gaming, da Alemanha, os brasileiros conseguiram defender seu título dentro do país-natal da organização. Pelo ESL One: Cologne, uma nova vitória por 2 a 0, dessa vez contra os norte-americanos da Team Liquid. Os triunfos aconteceram em Train (16 a 7) e Cobblestone (16 a 6).

Escalação da SK Gaming:
- FalleN
- fer
- coldzera (MVP)
- fnx
- TACO
- zews (treinador)
2017
ELEAGUE Atlanta | Campeão: Astralis (Dinamarca)
Mesmo dominando o mundo apenas um ano depois, 2017 marcou o início do que seria a reviravolta dinamarquesa no CS:GO. Pela ELEAGUE Atlanta, nos Estados Unidos, a Astralis erguia seu primeiro Major da história. O título veio após a organização vencer a Virtus.Pro, de virada, por 2 a 1 na grande final. Os mapas jogados foram Nuke (16 a 12 para VP), Overpass (16 a 14 para Astralis) e Train (16 a 14 para Astralis).

Elenco da Astralis:
- device
- dupreeh
- Xyp9x
- Kjaerbye (MVP)
- la1ve
- zonic (treinador)
PGL Krakow | Campeão: Gambit (Comunidade dos Estados Independentes)
Pelo PGL Major Krakow, a Gambit Esports, da Comunidade dos Estados Independentes, se consagrou campeã do torneio ao bater os brasileiros da Immortals na grande final. A equipe garantiu uma virada por 2 a 1. Os mapas daquela decisão foram Cobblestone (16 a 4 para Immortals), Train (16 a 11 para Gambit) e Inferno (16 a 10 para Gambit).

Escalação da Gambit:
- Dosia
- AdreN (MVP)
- mou
- Zeus
- HObbit
- kane (treinador)
2018
ELEAGUE Boston | Campeão: Cloud9 (América do Norte)
Boston foi palco de uma das maiores zebras da história do CS:GO. Na grande final, a FaZe Clan era tida como a grande favorita a levar o Major, mas acabou sofrendo uma virada surpreendente para a Cloud9. Esta foi a primeira e única conquista de uma equipe norte-americana no torneio. Os mapas da série foram Mirage (16 a 14 para FaZe), Overpass (16 a 10 para Cloud9) e Inferno (22 a 19 para Cloud9).

Escalação da Cloud9:
- Skadoodle
- Stewie2K
- autimatic
- RUSH
- tarik (MVP)
- valens (treinador)
FACEIT London | Campeão: Astralis (Dinamarca)
No último Major de 2018, a Astralis dava uma amostra do que estaria por vir nas próximas temporadas. Pela FACEIT London, a máquina dinamarquesa enfrentou a Natus Vincere na decisão e venceu tranquilamente pelo placar de 2 a 0. Nuke (16 a 6) e Overpass (16 a 9) foram os mapas do bicampeonato da organização.

Escalação da Astralis:
- device (MVP)
- dupreeh
- Xyp9x
- gla1ve
- Magisk
- zonic (treinador)
2019
IEM Katowice | Campeão: Astralis (Dinamarca)
Na Polônia, a Astralis voltou a fazer história ao se igualar a Fnatic em conquistas de Major, com três no total. Pela IEM Katowice, o elenco dinamarquês venceu os finlandeses da ENCE por 2 a 0 na decisão, com vitórias tranquilas em Train (16 a 11) e Inferno (16 a 4).

Escalação da Astralis:
- device
- dupreeh
- Xyp9x
- gla1ve
- Magisk (MVP)
- zonic (treinador)
StarLadder Berlim | Campeão: Astralis (Dinamarca)
Berlim, capital da Alemanha, era palco da última edição do Major antes do início da pandemia. E mais uma vez, a favoritíssima Astralis estava na decisão, desta vez contra a surpresa AVANGAR. Em série controlada do início ao fim, a maquina dinamarquesa venceu por 2 a 0 o confronto, sendo os triunfos em Inferno (16 a 6) e Dust 2 (16 a 5). Com a conquista, a Astralis se tornou a maior vencedora da história do Major.

Escalação da Astralis:
- device (MVP)
- dupreeh
- Xyp9x
- gla1ve
- Magisk
- zonic (treinador)