Esportes eletrônicos podem fazer parte do Pan-Americano de Santiago
O Pan-Americano de Santiago, que será disputado em 2023, no Chile, pode contar com a participação de esportes eletrônicos pela primeira vez na história. A informação foi divulgada neste fim de semana pelo portal Inside the Games.
De acordo com o site, o caso foi revelado por David Lappartient, chefe do grupo de contato de esports do Comitê Olímpico Internacional, e presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI).
- +CS:GO: FURIA e MIBR são convidadas para a DreamHack Open Anaheim 2020
- +CBLoL: Confira o calendário do primeiro split de 2020
Negociação para o Pan-Americano
Um dos responsáveis por liderar a conversa com Nevem Ilic, presidente da Panam Sports, David apresentou a possibilidade para que Ilic avaliasse a inclusão dos esportes eletrônicos no Pan-Americano de Santiago. Para ele, o caso é semelhante à participação dos esports nos Jogos Asiáticos, que estrearam na competição no ano passado.
“Também temos jogos competitivos incluídos em um número cada vez maior de eventos poliesportivos em formas de competição e demonstração. Como nos últimos Jogos Asiáticos, com o Conselho Olímpico da Ásia. Também conversei com Neven Ilic, que me disse que a Panam Sports fez um pedido para que fosse incluído [os esports] nos próximos Jogos Pan-Americanos”, disse.
Além disso, Lappartient afirmou que os comitês olímpicos de diversos países têm conversado frequentemente em relação aos esportes eletrônicos. Principalmente pelo grande número de equipes que surgem a cada dia em todo o mundo.
“Os comitês olímpicos nacionais estão enfrentando decisões sobre esports e como se envolver em nível nacional. Sabemos que em alguns países temos organizações nacionais de esportes eletrônicos, mas não é o caso na maioria dos países”, finalizou Lappartient.