Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes reconheceu nesta quinta-feira (12) o esporte eletrônico como modalidade esportiva e ressaltou o desejo de fazer da cidade a “capital mundial dos esports”. A afirmação do executivo vai contra a fala de Ana Moser, ministra do Esporte, que chegou a comparar os esports com um show da Ivete Sangalo.
Eduardo Paes revelou que realizou uma reunião com diversas pessoas ligadas ao esporte eletrônico para criar uma coordenadoria específica para este tema junto à Prefeitura. No ano passado, o Dust2 Brasil e o The Enemy revelaram que ela será chamada de Coordenadoria de Games e Esports.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro foi de encontro às afirmações da ministra, e mostrou a importância do esporte eletrônico na criação e desenvolvimento dos jovens. Além disso, reiterou que os esports possuem os principais princípios de uma modalidade esportiva.
“O Rio reconhece o esport como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva, como disciplina, foco, inclusão social e competição. Hoje fizemos uma reunião e estamos criando uma coordenadoria específica para esse tema”, disse Eduardo paes.
RIO CAPITAL E.SPORTS
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 12, 2023
Rio Capital do E-Sports! O Rio reconhece o e-sports como uma importante modalidade de esporte e que traz consigo os princípios mais importantes da prática esportiva como disciplina, foco, inclusão social e competição. 1/3 pic.twitter.com/uIMMVO8ZRU
Tal declaração do prefeito da cidade decorre após entrevista da Ministra do Esporte, Ana Moser, onde a mesma diz que os esports não são um esporte, comparando-o com show de música. A fala da ex-jogadora de vôlei não repercutiu bem dentro do setor, gerando uma grande discussão entre pessoas deste mercado e fora dele.
O Rio de Janeiro foi sede de diversas competições importantes das mais diversificadas modalidades de esports do mundo ao longo dos últimos cinco anos. Entre elas algumas das mais populares do mundo atualmente, como League of Legends, Rainbow Six Siege, Free Fire e Counter-Strike: Global Offensive.
Entre 2017 e 2019, recebeu o Mid-Season Invitational de League of Legends, as finais da extinta Pro League de Rainbow Six Siege, a final do 2º Split do CBLOL vencida pelo Flamengo Esports, as finais da Free Fire Pro League e da Free Fire World Series, ambas vencidas pelo Corinthians.
Em 2022, a Barra da Tijuca foi a capital do CS:GO, recebendo pela primeira vez o IEM Rio Major, vencido pela Outsiders. O evento fez história ao ser o primeiro a ter público nas fases iniciais, realizadas no Riocentro, e as finais na Jeunesse Arena, com direito a capacidade máxima.

