Steam Awards e a ascensão dos esports em 2018
Que os esports se tornaram um grande atrativo, tanto de público quanto de investimentos, é algo que não se pode negar. No dia 8 de fevereiro, foram anunciados os vencedores da Steam Awards, uma espécie de “Oscar” da plataforma Steam, uma das maiores empresas do segmento de games.
O que chamou atenção nessa votação, que é feita com base na opinião dos milhões de usuários, foi o fato de 3 jogos já conhecidos no mundo dos esports terem faturado os prêmios. Nas categorias “Jogo do ano”, “Melhor com os amigos” e “Mais divertido com uma máquina” os vencedores foram, respectivamente, o PlayerUnknown’s BattleGrounds (PUBG), Rainbow Six Siege e Rocket League.
Títulos já consagrados no cenário mundial de esports ascenderam de forma bastante expressiva em 2018 e continuam em ritmo acelerado de crescimento.
No PUBG, grandes campeonatos como a DreamHack PUBG Showdown Austin e o StarSeries i-League Season 1, cada um com 100 mil dólares em premiações, marcaram o ano de 2018. A StarSeries inclusive teve a participação dos brasileiros da Luminosity Gaming aXt, bebe, ninexT e Tecnosh.
No Rocket League, o destaque foi o campeonato Rocket League Championship Series Season 6 Finals, que aconteceu em Las Vegas e distribuiu 500 mil dólares em premiações. Já no Rainbow Six Siege, aconteceram muitos torneios importantes com o Six Major de Paris e o Six Invitational.
O R6, inclusive, é bastante difundido no Brasil e o país hospeda jogadores de grandes organizações mundialmente conhecidas nos esports como Team Liquid, Ninjas in Pyjamas, Immortals e FaZe Clan. Seus times também são considerados muito fortes no cenário internacional do jogo.
Segundo o site Newzoo, mais de 190 milhões de espectadores, contando Twitch e YouTube Gaming, assistiram os 4 maiores torneios do ano de 2018, que foram: League of Legends World Championship Finals, ELEAGUE Major (CS:GO), The International (Dota 2) e o Overwatch League Finals, superando até números de campeonatos dos esportes tradicionais, como a NFL, a liga de futebol americano estadunidense.
Com isso, o fato é que os esports crescem a cada ano, com novos investimentos, mais jogadores e espectadores, e é considerada uma das indústrias mais promissoras dos próximos anos.