Para a temporada 2024, a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) deixará de existir para se tornar a Free Fire World Series (FFWS) Brazil. A princípio, o formato do torneio seguirá o mesmo modelo dos anos anteriores, apenas adequando o nome ao novo circuito competitivo do jogo.
Além dessa mudança, a Garena trará de volta as duas etapas (splits) da competição nacional. A primeira delas acontece entre abril e junho, e a segunda entre agosto e outubro.
As alterações no ecossistema competitivo do battle royale foram anunciadas na segunda-feira (16) em perfis de redes sociais do Free Fire em outros países, mas ainda não foram confirmadas pela Garena no Brasil.
O cronograma de competições divulgado também inclui outras três ligas regionais: Oriente Médio e África, Sudeste Asiático e América Latina.
Ao que tudo indica, teremos duas competições em 2024 para a região do Brasil, substituindo a LBFF, e mais um mundial em Novembro
— F99 PH (@PHZERAW) January 15, 2024
O mundo será dividido em 4 regiões: Brasil, Sudeste da Ásia, LATAM e MEA pic.twitter.com/hUkFfkN99A
Unificação da Ásia e FFWS Global Finals
Antes com diversas ligas regionais, o sudeste asiático agora foi unificado. A liga local contará com Tailândia, Indonésia, Vietnã e Malásia. Esses países, por sua vez, terão classificatórias para a etapa regular e times convidados.
Com o novo formato de circuito, o campeonato mundial agora se chamará Free Fire World Series Global Finals e será realizado em novembro. A competição contará com os 18 melhores times das ligas regionais.
Torneio de meio de ano
O perfil do Free Fire na Tailândia também divulgou que um torneio internacional de meio de ano será incluído no calendário de 2024. Segundo o comunicado, o campeonato “contará com 18 equipes de Free Fire, incluindo o melhor do FFWS SEA Spring, o primeiro lugar da FFWS Brazil e da FFWS América Latina e representantes do FFWS Oriente Médio e Paquistão”.
“Os vencedores receberão vagas para competir na FFWS Global Finals 2024 como o primeiro time a se qualificar para o maior torneio de Free Fire. Mais detalhes sobre a competição de julho serão reveladas nas próximas semanas”, afirma a nota.