Review: Tony Hawk 3 + 4 mistura a diversão do arcade com a alma de um simulador de skate

Tony Hawk 3 + 4 é um verdadeiro presente para os fãs da franquia e o jogo ideal para quem deseja conhecê-la.
tony-hawk
Imagem: Reprodução/Activision

Jogar Tony Hawk 3 + 4 é uma verdadeira viagem no tempo. A criança que vive em mim cresceu entre manobras nos games e tentativas frustradas na vida real. Corria para a ladeira em busca de adrenalina e voltava com alguns hematomas como troféu. Sempre soube que não levava jeito para a prática, então a melhor e mais segura opção era mandar combos insanos ao som de uma trilha sonora impecável, no conforto do sofá e direto do videogame.

Esqueça o fantasma de Tony Hawk’s Pro Skater 5. Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 é puro entretenimento e acerta em cheio ao combinar o melhor dos estilos arcade e simulador. A trilha sonora honra o legado da franquia, enquanto a variedade de pistas e modos de jogo garante muitas horas de diversão. Além do multiplayer online, que oferece duelos intensos contra jogadores do mundo todo, você pode criar sua própria pista, caçar letras no clássico modo HAWK, desbloquear novas arenas no modo carreira e ainda curtir o cooperativo local. Sim, a magia da tela dividida continua viva!

tony-hawk
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

Tony Hawk 3 + 4 entrega tudo e mais um pouco do que se espera de um bom remake. Nostálgico na medida certa, aprimora o que já era excelente e atende plenamente às exigências dos jogos atuais. Durante minha experiência, não encontrei bugs nem falhas que atrapalhassem a jogabilidade. Pelo contrário, o game é extremamente otimizado, mesmo que sua parte gráfica não impressione tanto assim. Isso não significa que seja um jogo feio, longe disso. Apenas não alcança o nível visual esperado da atual geração — algo que poucos títulos conseguem até agora.

A lista de personagens lançada com o jogo é generosa e diversificada, reunindo grandes skatistas de todo o mundo. O Brasil brilha com duas estrelas do shape: Raissa Leal e Leticia Bufoni. Elas abrilhantam o simulador da Activision, um motivo de orgulho para o país, que cada vez mais conquista seu espaço nesse esporte.

tony-hawk
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

Estamos em 2025, e a tendência dos crossovers não poderia ficar de fora. Na lista de personagens, temos Slayer e Revenant, exclusivos da versão Deluxe, além de uma Tartaruga Ninja desbloqueável para todos os jogadores. Alguns veem essa diversidade como um toque positivo, enquanto outros criticam como uma estratégia comercial focada em lucros altos com skins, mesmo que isso descaracterize o jogo. Nessa questão, fico em cima do muro, mandando um wallride com estilo. Eu amo essa maluquice, mas também entendo quem se opõe. Porém, olhando para as tendências em Call of Duty, só me resta esperar por mais loucuras criativas como essa.

Falando em skins, o jogo conta com uma loja recheada de itens cosméticos que podem ser adquiridos com moedas conquistadas durante as partidas. Roupas, shapes e acessórios ajudam a deixar seu personagem com um visual único e cheio de estilo. Particularmente, esse sistema me motiva ainda mais a evoluir nas manobras e desbloquear todas as opções disponíveis. As pistas também guardam segredos e colecionáveis bem interessantes, o que adiciona uma camada extra de exploração e recompensa.

tony-hawk
Imagem: Captura de tela/Rebeca Pinho

O grande destaque do jogo, para mim, é a acessibilidade. Confesso que nunca fui muito boa em Tony Hawk, mas bastaram cerca de 15 minutos em um tutorial excelente e totalmente dublado para que eu entendesse a mecânica e começasse a executar manobras incríveis, que só me deixaram com ainda mais vontade de jogar. Não tenho propriedade para analisar toda a franquia, mas não me lembro de outro título tão fácil de pegar o jeito quanto este. E o melhor é que o aprendizado é prazeroso, e essa acessibilidade em nada compromete a essência de simulador do jogo. Acredito que tanto os fãs de longa data quanto os novatos, até mesmo quem nunca teve afinidade com skate, podem se divertir bastante aqui.

Tony Hawk 3 + 4 vale a pena?

Tony Hawk 3 + 4 é um verdadeiro presente para os fãs da franquia e o jogo ideal para quem deseja conhecê-la. Ele entrega tudo e mais um pouco do que se espera de um remake, mesmo que a parte gráfica não seja seu ponto mais forte. Na minha opinião, o jogo se destaca como um excelente simulador e proporciona uma experiência acessível e extremamente divertida, inclusive para quem não é entusiasta do skate.

Vale mencionar que o jogo faz parte do catálogo do Game Pass, o que é incrível e aumenta consideravelmente sua base de jogadores. Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 está disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch 2, Nintendo Switch e PC.

Nota do The Clutch: 9

PrósContras
• Acessível e muito divertido, sem perder o ar de simulador• A parte gráfica não se destaca tanto
• Grande variedade de personagens e opções de personalização• Para alguns, skins como a do Slayer podem descaracterizar o jogo
• Pistas variadas e playlist musical de respeito

Para elaboração deste artigo, nossa jornalista recebeu da representante nacional da Activision no Brasil uma cópia da versão deluxe de Tony Hawk 3 + 4.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *