LoL: Guia de como jogar de Viego, o Rei Destruído
Viego chegou ao League of Legends no início de 2021, marcando o começo do evento onde ele seria o grande vilão. O personagem levou um tempo para ser permitido no competitivo, por conta de alguns problemas, mas se mostrou como um dos junglers mais poderosos desta temporada.
O The Clutch preparou um guia para mostrar quais são as melhores runas, itens, e quais habilidades devem ser focadas, para que o personagem seja usado em seu máximo. Seu kit, além de lhe dar mobilidade, oferece bastante sustentabilidade, fazendo com que a limpeza da selva seja feita de maneira fácil e rápida.
Runas
Como Viego é um personagem muito concentrado em recuperar vida com seus ataques básicos, o “Conquistador” se torna a melhor escolha a ser feita. A runa dá ao campeão dois acúmulos por cada vez que acertar um inimigo com ataques básicos ou habilidades. Ao chegar em 12 acúmulos, o personagem é curado em 9% do dano causado.
Nas escolhas secundárias menores, as runas que dão acesso a formas de recuperar vida perdida são a melhor opção. Uma delas é a “Lenda: Linhagem”, que ao abater um campeão, concede uma quantia de roubo de vida durante o resto da partida. Outra opção é o “Triunfo”, que restaura 12% da vida depois de um abate.
Tudo sobre Viego
Passiva
A passiva de Viego, chamada de Dominação Monárquica, faz com que inimigos derrotados pelo personagem se tornem espectros. Caso Viego ataque o espectro, ele se torna o campeão por um espaço de tempo, além de se curar em um percentual da vida máxima do alvo. Ela também dá acesso a todos os itens e habilidades básicas do campeão oponente.
Como esta passiva é extremamente importante para ter o domínio do campeão com maestria, é sempre muito importante saber quais são as habilidades básicas de seus adversários.
Espada do Rei Destruído (Q)
A Espada do Rei Destruído também tem uma passiva, que faz com que habilidades do Viego marquem inimigos atingidos. O primeiro ataque básico infringido no oponente marcado o atingirá duas vezes, causando dano baseado em sua vida máxima, além também de resultar em roubo de vida.
Esta é a principal habilidade de Viego e a primeira que deve ser desbloqueada, dando ao Viego um poder que causa um dano razoável e concede cura para mantê-lo vivo na selva.
Posse Espectral (W)
A Posse Espectral faz com que o personagem avance por uma distância curta e lance uma esfera de névoa negra, capaz de atordoar o primeiro inimigo atingido. Ela pode ser carregada aumentando a distância percorrida pela esfera.
Esta é a terceira habilidade que deve ser desbloqueada, já que não é muito efetiva contra monstros da selva.
Domínio Atormentado (E)
O Domínio Atormentado lança uma névoa negra sobre o terreno. Caso Viego esteja dentro da névoa, ele ficará camuflado, recebendo velocidade de movimento e de ataque. Se a habilidade for lançada em uma parede, a área de efeito dela é estendida até que esteja toda coberta.
Essa habilidade é a segunda a ser desbloqueada, dando um aumento significativo de velocidade de ataque para Viego finalizar mais rapidamente.
Destruidor de Corações (R)
Por último, o Destruidor de Corações faz com que Viego se teletransporte para um local próximo e execute um campeão inimigo ao seu alcance, liberando uma onda de choque destrutiva, empurrando os demais oponentes. Quando Viego está possuindo algum inimigo, ele pode utilizar a sua ultimate para se livrar do inimigo.
Evolução das habilidades
Como dito anteriormente, a primeira habilidade que deve ser focada é o Q, já que será a habilidade que mais trará benefícios para o campeão, reduzindo seu tempo de recarga e aumentando seu dano.
Após o Q ter sido maximizado, a próxima habilidade ser desbloqueada é o E, que reduz o tempo de recarga e aumenta a velocidade de movimento e de ataque que a névoa dá. Já a W, deve ser ultima habilidade a ser maximizada, uma vez que o único benefício em melhorá-la é um pequeno aumento do dano do espectro.
Tente sempre utilizar o E para chegar nas rotas de forma furtiva e iniciar o combate dentro da névoa, de modo a se beneficiar dos aumentos de velocidade de movimento e de ataque. Em combates, tente sempre intercalar uma habilidade com um ataque básico para que a passiva do Q seja utilizada da melhor forma, e o personagem se cure bastante.
Itens principais
Para Viego, existem alguns itens que tem uma ótima sinergia com o personagem e são utilizados na maior parte das partidas, como é o caso do Ruptor Divino. Com este item, após o campeão utilizar uma habilidade, o próximo ataque básico irá causar dano baseado na vida máxima, e também curará Viego com uma parte desse dano.
O Espada do Rei Destruído também é uma boa pedida, pois causa dano baseado na vida máxima do oponente e após efetuar três ataques básicos em um inimigo, 25% da velocidade de movimento é roubada para seu personagem.
Por último, o Sinal de Sterak dará acesso a um acúmulo máximo de cinco de Sanguinário cada vez que o campeão causar ou receber dano. Ao ficar com menos de 30% de vida, o personagem ganha um escudo baseado em quantos acúmulos estavam disponíveis, gerando uma última alternativa de Viego sair com vida.
Itens secundários
Entre os itens situacionais para fechar a build do campeão, Serrespada Quimiopunk, que aplica Feridas Dolorosas reduzindo todas as curas do oponente afligido e Semblante Espiritual são boas compras. Este último, caso o time inimigo tenha campeões que utilizam Poder de Habilidade, dá uma boa resistência mágica, além de aumentar toda a cura e escudo do personagem em 25%.
Pode ser adquirido também a Dança da Morte, que transforma 35% do dano recebido em dano ao longo do tempo e caso o oponente seja abatido, esse dano é ignorado, além de curar 15% da vida máxima.
Por fim, o Anjo Guardião, que revive o campeão com 50% da vida base, é uma ótima escolha para se manter mais tempo no combate.