Streamer da Fnatic, Jovirone é criticado por falas transfóbicas em live
Jogador brasileiro e streamer de League of Legends pela organização europeia Fnatic, João Victor “Jovirone” Rodrigues está sendo fortemente criticado nas redes sociais por falas transfóbicas em uma de suas lives na plataforma de streaming Twitch. Jovirone utilizou uma infeliz comparação para falar sobre um item mítico chamado Eclipse, que está disponível na loja durante as partidas.
No que parecia ser uma conversa entre partidas do MOBA, o streamer inicia seu discurso dizendo que “pode ser cancelado”, o último sendo um verbo para designar quando uma pessoa sofre críticas em massa por seus posicionamentos. Mesmo tendo ciência de que poderia estar emitindo um discurso ruim, ele continuou mesmo assim.
+Neymar é banido da Twitch um mês após começar a streamar
+YoDa é banido da Twitch pela terceira vez no ano
O VOD (Video on Demand) foi postado no Twitter, mostrando Rodrigues engajando em estereótipos e adjetivos que são pejorativos a pessoas transexuais, como “o traveco te engana”. Veja a seguir:
Início do vídeo. pic.twitter.com/SR064A4SG9
— Beamom (@a_beactress) December 8, 2020
Jovirone sendo transfobico. Amanhã ele pede desculpas e daqui 3 dias todo mundo esquece 🙂 pic.twitter.com/tC9rh8o9oj
— Beamom (@a_beactress) December 8, 2020
Nos vídeos da thread, Jovirone explica como uma pessoa trans engana homens heterossexuais, como ele: “Eu sou hétero, tá ligado? Eu sou hétero. Mas, mano, mas tipo mano, o Eclipse é tipo um traveco gostosão, tá ligado? Ele te engana, é legal, mas ele te engana quando você tá lá, ele te engana o traveco”.
Seguindo a polêmica que se alastrou rapidamente, o influenciador também emitiu seu próprio posicionamento perante o problema. Em nota pelo Twitter, ele reconhece que foi preconceituoso, por conta de algo que “está enraizado há tantos anos”.
Boa tarde. No momento do clipe, pra mim, estava tudo tranquilo
A segunda vez que eu assisti o clipe, ainda estava de boa, porém depois
me coloquei no lugar das outras pessoas, e vi que sim, eu fui simplesmente
infeliz e preconceituoso por algo que já está enraizado a tantos anos— FNC Jovirone (@Jovirone1) December 8, 2020