A LCS Players Association, sindicato gerido por jogadores profissionais de League of Legends com o intuito de lutar pelos players na America do Norte, sugeriu que os participantes da liga norte-americana, a LCS, façam uma greve contra as mudanças realizadas pela Riot Games para a próxima edição da LCS Academy, a competição de base.
De acordo com o jornalista Mikhail Klimentov, uma votação está aberta para todos os 50 jogadores da LCS, que propõe uma paralisação na liga profissional. Caso a greve aconteça, será a primeira grande ação coletiva na história dos esportes eletrônicos.
Ao jornalista, o diretor-executivo do sindicato, Philip Aram, informou que se mais da metade dos associados aceitarem a paralisação, a próxima edição da LCS será “fortemente afetada”.
BREAKING: The @NALCSPA has asked LCS players to vote Sunday on a walkout in protest of changes to the NACL.
— ℳikhail Klimentov (@LeaderGrev) May 23, 2023
“If we have 26 out of 50 of the LCS player willing to do something, I can tell you right now, the league’s not running,” @Phillip_Aram said.
More in my story, below. pic.twitter.com/H5IC3QgTDF
Essa não é a primeira contestação por parte da associação de jogadores contra as mudanças na LCS Academy. No último dia 13, em comunicado, a LCS Players Association disse que as alterações podem gerar demissão de até 70 pessoas “da noite para o dia” e apontou que o campeonato Academy não é o principal motivo para a crise financeira que atinge as organizações franqueadas à LCS, já que os times de base representam menos de 17% dos honorários de uma equipe.
+ Resposta LoLdle: veja as soluções do dia
+ LCS: equipes querem fim da obrigatoriedade do academy
+ LoL: Riot anuncia liga inter-regional de desenvolvimento nas Américas
Vale ressaltar que no início deste mês, a Riot retirou a obrigação das franqueadas à LCS terem equipes Academy, seguindo solicitação das próprias equipes, que alegaram que a decisão iria ajudar na parte operacional e financeira dos times. A desenvolvedora garantiu que não se trata do fim da LCS Academy e, inclusive, organizará um torneio no qual estarão presentes times da LCS, do CBLOL e da liga latino-americana.