LoL: melhores builds e runas para Jinx

Jinx LoL
Foto: Reprodução/Riot Games

Jinx é um dos atiradores mais consistentes do League of Legends. Mesmo quando o meta do jogo não favorece a campeã, ela consegue se manter nas partidas. Neste guia, o The Clutch mostra as melhores builds e runas para se destacar com a Jinx. Contudo, vale lembrar que as informações contidas aqui se baseiam no patch 12.17.

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Habilidades

  • Anime-se! (Passiva): Jinx recebe um aumento drástico de velocidade de movimento e de ataque, sempre que ajuda a destruir uma estrutura, a abater um campeão inimigo ou monstro épico da selva;
  • Trocando (Q): Jinx modifica seus ataques básicos ao trocar entre Pow-Pow, sua metralhadora, e Fishbones, seu lança-mísseis. Ataques com Pow-Pow concedem velocidade de ataque, enquanto ataques com Fishbones causam dano em área de ação e recebem aumento de alcance, mas drenam Mana e reduzem a velocidade de ataque;
  • Zap! (W): Jinx usa Zapper, sua pistola de choques, para disparar um projétil que causa dano ao primeiro inimigo atingido, reduzindo sua velocidade e revelando-o;
  • Mordidinha Flamejante! (E): Jinx arremessa uma fileira de granadas-armadilha que explodem após 5 segundos, deixando os inimigos em chamas. As Mordidinhas Flamejantes morderão campeões inimigos que caminharem sobre elas, enraizando-os no local;
  • Super Mega Míssil da Morte! (R): Jinx dispara um super míssil no mapa, que acumula dano ao longo de seu trajeto. Além disso, o míssil explodirá ao colidir com um campeão inimigo, causando dano a ele e a inimigos ao seu redor, com base em sua vida removida.

Ordem de desbloqueio das habilidades

melhores builds e runas jinx
Foto: Reprodução/Mobafire

A primeira skill a ser desbloqueada é a Trocando!. Isto porque a habilidade é a principal forma de fortalecer os ataques básicos da campeã, além de dar uma distância maior, facilitando o farm contra atiradores mais agressivos.

Em seguida, é a vez do Zap!, principal fonte de poke de Jinx. A habilidade consegue causar dano no inimigo e funciona como forma de se manter segura, já que a lentidão causada por ela pode ser decisiva para Jinx fugir de engages.

Por fim, a última habilidade a ser desbloqueada é a Mordidinha Flamejante. Com ela, Jinx consegue prender os inimigos no chão, evitando que eles fujam. Por isso, caso bem utilizada, a habilidade é uma das melhores ferramentas para conseguir um abate no early game.

Ordem de foco das habilidades

A habilidade principal que deve ser focada é a Trocando!. Como as builds e runas da Jinx têm como foco fortalecer seus ataques básicos, a habilidade vai dar mais velocidade de ataque e dano a seus golpes.

Na sequência, é a vez do Zap! que, melhorado, vai reduzir seu tempo de recarga, fazendo com que Jinx possa utilizar a habilidade mais vezes durante uma luta.

Por fim, a última habilidade a ser focada são as Mordidinhas Flamejantes, já que o aumento do dano e a redução no tempo de recarga não é tão relevante quanto as outras habilidades de Jinx.

Dessa forma, a ordem de desbloqueio e foco das habilidades são: Trocando! > Zap! > Mordidinhas Flamejantes.

Runas

As runas de Jinx são focadas em fortalecer seus ataques e dar um pouco de sustentabilidade ao seu combate. A runa principal a ser utilizada é a Ritmo Fatal, que concede velocidade de ataque cada vez que Jinx atacar um campeão inimigo. Ao conseguir seis acúmulos, a runa aumenta a distância dos ataques básicos enquanto estiver em combate.

As runas menores são: Presença de Espírito, que regenera mana ao acertar campeões inimigos; Lenda: Linhagem, que concede roubo de vida ao abater campeões; e Até a Morte, que faz com que Jinx cause mais dano enquanto estiver com pouca vida.

As outras duas runas, de feitiçaria, são: Foco Absoluto, que concede dano caso o campeão tenha mais de 70% de vida; e Tempestade Crescente, que concede dano de ataque e poder de habilidade adicional a cada 10 minutos de partida.

Itens

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Foto: Reprodução/Riot Games

A build de Jinx é focada em fazer com que a campeã ataque o mais rápido possível. O item mítico que deve ser feito é o Mata-Cráquens, que concede dano de ataque e velocidade de ataque. Além disso, o item faz com que o terceiro ataque da campeã cause dano verdadeiro adicional — o dano verdadeiro ignora qualquer proteção inimiga, seja ela armadura ou resistência mágica. Desta forma, esse é um excelente item caso tenham muitos tanques no time adversário.

O segundo item importante para Jinx deve deve focar na velocidade de ataque. Para isso, o jogador tem três escolhas, definida de acordo com o andamento da partida:

  • A Dançarina Fantasma faz com que o campeão ignore colisão com outras unidades, tornando mais fácil a locomoção. Além disso, o item dá um grande aumento na velocidade de ataque ao realizar ataques básicos consecutivos. O item é muito útil caso o jogador esteja com uma vantagem em relação aos campeões inimigos;
  • O Canhão Fumegante concede a habilidade de realizar um ataque carregado, com um aumento de 150 de alcance. O item serve para o caso de o jogador estar sofrendo com campeões que se aproximam muito facilmente;
  • Por fim, o Furacão de Runaan faz com que os ataques básicos acertam também dois alvos próximos, causando dano reduzido. O item é utilizado caso a equipe esteja precisando de um pouco mais de dano em área.

O terceiro item importante para Jinx é o Gume do Infinito, que concede uma boa quantia de dano de ataque e chance de crítico. Junto a isso, caso Jinx tenha pelo menos 60% de chance de crítico, o dano dos acertos críticos aumenta em 35%, fazendo com que os ataques da campeã sejam ainda mais destrutivos.

A Bota utilizada por Jinx é a Grevas do Berserker, que concede mais aumento na velocidade de ataque.

Itens opcionais

Os últimos dois itens contido neste guia são situacionais e dependem do andamento da partida. Caso o time inimigo tenha muita armadura e vida, a Lembrança do Lorde Dominik é a melhor alternativa, já que ele concede penetração na armadura e um aumento de dano ao atacar campeões inimigos com a vida maior do que a da Jinx.

O Lembrete Mortal deve ser feito caso os adversários tenham campeões que se curam muito, como Sylas, Yasuo ou Yone. Por fim, a Cimitarra Mercurial remove todos os efeitos de controle de grupo. Esse item é importante caso o lado inimigo esteja focando Jinx com frequência e, principalmente, contra campeões como Nautilus e Leona, que tem muitas ferramentas para conceder lentidão e atordoamentos.

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