Lançado em 4 de outubro de 2022, Overwatch 2 chegou ao mercado sob muitos olhares desconfiados. E toda essa desconfiança previu o que de fato aconteceu: o número dois após o nome do jogo não justificou a criação de um novo título, ainda que, ao contrário de seu antecessor, seja uma experiência totalmente free to play.
A Blizzard quebrou uma importante promessa feita com o anúncio de Overwatch 2: o modo PvE. A comunidade se sentiu traída, mas essa relação também trouxe momentos de alegria. Os novos personagens são interessantes, as skins de animes, embora caras, são bem-vindas, e o jogo finalmente chegou ao Steam. Fato é que esse relacionamento ainda segue abalado e, na tentativa de reconquistar a comunidade, diversos testes foram anunciados, incluindo o retorno do 6v6, substituído pelo 5v5 em Overwatch 2.
Overwatch x Overwatch 2
A Blizzard preparou uma série de testes para observar o feedback da comunidade. O primeiro deles traz os 21 heróis originais que faziam parte do lançamento inicial do jogo em 2016. Eu não me lembrava de como Overwatch era divertido. Estourar os adversários com o revólver mega poderoso e a granada paralisante do Cassidy tem sido o ápice para mim. É claro que isso sem mencionar a ressurreição coletiva da Mercy.
Evidentemente, a versão de lançamento tem muitos personagens que quebrariam o jogo com habilidades como as mencionadas acima, mas é inegável que, naquela época, a diversão era o foco da Blizzard. Não é que eu não ame os visuais das colaborações – sou apaixonada pela minha D.Va com o meka Porsche – mas, durante o teste, onde apenas as skins originais estão disponíveis, eu não senti falta delas. E mais, os personagens mais atuais também não me fizeram tanta falta.
Olha, sinceramente, não tenho a resposta para a pergunta de milhões: 6v6 ou 5v5? Mas está claro que Overwatch 2 precisa ser um jogo mais divertido. Os esforços da Blizzard não podem se concentrar apenas em novos itens cosméticos (nada baratos). A boa notícia é que esse diálogo aberto com o teste do 6v6 mostra que a comunidade tem voz e, certamente, desempenha um papel importante na construção do futuro de Overwatch 2.