A w7m esports foi a grande equipe do cenário brasileiro de Rainbow Six Siege em 2022. Os touros lideraram as três etapas do Brasileirão, conquistaram uma Copa Elite Six — além de dois vices — e participaram de todos os Six Majors do ano. Um dos grandes responsáveis por esse desempenho surpreendente foi Diego “Kheyze” Zanello, eleito melhor jogador da temporada pelo R6 Awards e também no Prêmio Esports Brasil.
Kheyze ainda terminou como MVP do BR6, apesar do vice-campeonato para Team Liquid, e esteve na seleção da competição. Pensando nisso, o The Clutch preparou um artigo especial para o grande destaque do Rainbow Six brasileiro em 2022.
Primeira experiência competitiva de Kheyze aconteceu no CoD
Especialista em FPS, Kheyze também brilhou no Call of Duty. Com apenas 15 anos, ele competiu nas versões Infinite Warfare, World War ll, Black Ops 4 e Modern Warfare da franquia por nove equipes diferentes.
A passagem pela Virtue Gaming foi a mais marcante, onde disputou campeonatos presenciais. Ele venceu o campeonato sul-americano da modalidade em 2019, sendo eleito o MVP, e outro torneio na Argentina, no que foi a primeira viagem internacional do jogador.


Com o fim do projeto da Virtue no CoD em 2020, Kheyze migrou para o Rainbow Six Siege.
Kheyze se destacou no tier 2 do R6 antes de ingressar na w7m
Nascido em 2002, Kheyze só poderia competir no cenário competitivo de R6 quando completasse 18 anos, o que aconteceu após o fim da carreira no CoD. As primeiras experiências do jogador foram positivas, como na classificação à Série B do R6, jogando ao lado de Guilherme “Bassetto” Bassetto, hoje na Black Dragons.
Com a conquista, o time passou a representar a organização Carnage Gaming. Entretanto, na segunda divisão do FPS da Ubisoft, o desempenho terminou abaixo do esperado e a line foi desfeita.
Em 2021, Kheyze iniciaria o ano na ICM Stellar, disputando semanalmente a Liga Six em busca de vaga na Copa do Brasil. A equipe conseguiu a classificação eliminando o Santos Esports nas quartas de final, na época um time da elite do R6, mas caiu nas semifinais.
O jovem jogador ainda defenderia a VINCIT Gaming, onde venceu duas etapas semanais da Liga Six e participou uma vez da Copa do Brasil, em que ironicamente seria eliminado pela w7m, equipe que em setembro daquele ano o contrataria.
Início na w7m não empolgou


Quando chegou nos Touros, Kheyze encontrou um time desacreditado e lutando na parte de baixo da tabela. Sua chegada não deu muito ânimo do time, que terminaria em oitavo na disputa com 10 equipes. Individualmente, o jogador até conseguiu números interessantes, como o rating 1.04 (dentro do top-15) e 87 eliminações, sendo 16 de abertura.
Já a última Copa do Brasil de 2021 mostrou todo o potencial do time, especialmente de Kheyze e seu companheiro Gustavo “HerdsZ” Herdina. Os Touros chegaram na final, mas acabaram derrotados pela Black Dragons por 3 a 2, com direito a overtime no último mapa da partida.
2022 quase perfeito no cenário nacional
A mudança do time quase lanterna do Brasileirão em 2021 para a grande organização do cenário em 2022 aconteceu, principalmente, por duas chegadas importantes na formação. Guilherme “Guii” Oliveira e Dimas “Panico” Abreu deram lugar para Gabriel “volpz” Fernandes e João “Jv92” Vitor.
A chegada de jogadores ainda mais jovens que Kheyze trouxe o novo ar que a w7m precisava. O resultado foi imediato, e a equipe liderou de ponta a ponta o BR6. Apenas na primeira etapa, os Touros igualaram a pontuação feita em toda temporada anterior (24).
Nem Kheyze acreditava nesse desempenho do time. “Foi uma surpresa pra todo mundo. Nosso foco era pelo menos disputar a quarta vaga pra Elite Six. A gente sabia que ia bem, mas não tão bem a ponto de ficar em primeiro, conseguir a vaga pra Elite Six e pro Major”, disse o jogador ao ge, em maio de 2022.
Com a liderança nas três etapas, o time garantiu a vaga nas finais do Brasileirão — já com Julio Giacomelli no lugar de Gleidson “GdNN1” Nunes.
Depois de superar a FURIA por 2 a 1 com brilho de Kheyze, volpz e Jv92, os Touros teriam a Team Liquid. Contudo, mesmo perdendo o primeiro mapa, a Cavalaria virou facilmente o jogo e ficou com o título, com direito a um 7 a 0 no embate decisivo.


Primeira taça de Kheyze e desempenho nos Six Majors
Nas competições internacionais, o nível se manteve e após dois vices na Copa Elite Six, o time levou seu primeiro caneco no cenário. A “Libertadores” do R6, disputada em outubro de 2022, garantiu a revanche da w7m na Team Liquid, que havia vencido as duas finais anteriores. O grande destaque do jogo decisivo só poderia ser Kheyze, com maior rating (1.23) e mais kills (26).
O primeiro Six Major do time, em Charlotte, acabou sendo frustrante, pois os jogadores não conseguiram tirar o visto para os Estados Unidos e tiveram que jogar no México. Com isso, não se classificaram ao mata-mata.
Já as duas edições seguintes, disputadas em Berlim e Jönköping, respectivamente, mostraram que a w7m conseguia competir no cenário internacional. O time de Kheyze chegou às semifinais, mas pelo sorteio controverso da Ubisoft, que colocou todos os times do Brasil na mesma chave, acabou eliminado por FaZe Clan primeiro e Team Liquid depois.
Agora, pela primeira vez, a w7m e Kheyze disputarão o Six Invitational, marcado para começar no dia 7 de fevereiro em Montreal, no Canadá.
Especulações já colocaram Kheyze na NIP e FaZe Clan
Kheyze já esteve vinculado aos Ninjas in Pyjamas ainda em abril de 2022 para substituir JULIO, segundo o jornalista Rafael Ferreira, do Blix.gg. Porém, a negociação não avançou, mas o destino o fez jogar ao lado do ex-NIP.
Recentemente, o mesmo jornalista relatou que José “Bullet1” Victor deve sair da FaZe Clan após o Six Invitational 2023, o que levantou boatos sobre uma possível ida de Kheyze ao time. Até o momento, o atleta segue defendendo a w7m e seguirá para disputa do principal campeonato da modalidade.




