Depois de muita cobrança por parte das jogadoras e imprensa, a Ubisoft finalmente divulgou mais informações sobre o Circuito Feminino de Rainbow Six Siege de 2023.
Além disso, foi revelado também a criação de um novo campeonato para as jogadoras, o Brava Cup, torneio com formato semelhante ao da Copa do Brasil.
Veja, logo abaixo, mais detalhes de cada competição.
Circuito Feminino 2023
O calendário de competições deste ano contará com quatro etapas que, além da premiação em dinheiro, valem pontos que são somados pelas equipes participantes durante o torneio.
Ao final de todas as etapas, os quatro times de maior pontuação se classificam para as finais do Circuito Feminino, sendo a Grande Final disputada de forma presencial.
As inscrições para o primeiro qualificatório aberto estão disponíveis neste link.
A relação das equipes que disputarão as etapas do CF 2023 será definida em quatro qualificatórios abertos que precedem cada etapa. O primeiro qualify acontece nos dias 20 a 21 de maio, três dias antes do início da primeira etapa, que será realizada entre os dias 24 e 28 do mesmo mês. As oito melhores deste primeiro qualificatório disputarão a primeira etapa da competição, além de somarem pontos para a classificação geral.
As duas finalistas de cada etapa já estarão automaticamente classificadas para a etapa seguinte e se juntam às outras seis vindas do torneio qualificatório. Este formato se repete nas etapas 2, 3 e 4. As quatro melhores que não se classificarem no primeiro qualificatório também somam pontos para a classificação geral, já nas etapas seguintes, apenas as duas equipes que não conseguirem garantir vagas para uma das etapas pontuam.
Premiação Circuito Feminino 2023
No total, o cenário feminino brasileiro de 2023 distribuirá uma premiação de US$ 55 mil (mais de R$ 250 mil na cotação atual) e terá transmissão nos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube.
As disputas do CF não coincidem com o cenário global, assim times femininos podem conciliar suas agendas e participar de torneios qualificatórios, como o LCQ.
Datas do Circuito Feminino 2023
Datas dos qualificatórios
- Qualificatório 1: 20 a 21 de maio (8 vagas)
- Qualificatório 2: 10 a 11 de junho (6 vagas)
- Qualificatório 3: 01 a 02 de julho (6 vagas)
- Qualificatório 4: 05 a 06 de agosto (6 vagas)
Datas das etapas
- Etapa 1: 24 a 28 de maio
- Etapa 2: 14 a 18 de junho
- Etapa 3: 05 a 09 de julho
- Etapa 4: 09 a 13 de agosto
- Fase Final: novembro/dezembro (Presencial)
Brava Cup
A maior novidade para o cenário feminino em 2023 é a criação da Brava Cup, torneio com formato semelhante ao da Copa do Brasil. Esta nova competição reunirá as oito melhores equipes no ranking de classificação geral do Circuito Feminino (sendo as quatro primeiras as semifinalistas do CF) em disputas mata-mata, em disputas no formato MD3 (melhor de três mapas), totalmente online.
Assim como a Copa do Brasil da modalidade, a Brava Cup é uma oportunidade para os times disputarem mais jogos durante o ano e apresentarem ao público novos talentos.
Formato Brava Cup
- 8 melhores times do ranking geral do CF;
- Eliminação simples: quartas de final, semifinais e final;
- O campeonato acontecerá no segundo semestre de 2023.