Comentário racista de Hastad repercute no cenário; comunidade pede ação da Riot
Hastad, CEO da SLICK, equipe de VALORANT, cometeu uma injúria racial durante uma de suas lives. Por isso, a comunidade do jogo está pedindo uma ação rígida da Riot acerca do argentino. O caso veio à tona nesta quinta-feira (17).
Enquanto transmitia uma jogatina na Twitch, Hastad extrapolou as barreiras éticas em uma partida de VALORANT e começou a ofender um dos jogadores de forma racial. Confira:
ate mais rapaziada, e pra vcs ai fã do hastad que tao falando que eu sou isso e aquilo toma isso pra voces pic.twitter.com/6wDysAAuKv
— MecRJ (@caiquelps) June 17, 2021
Após o vídeo viralizar, a comunidade do cenário de esports demonstrou muita revolta com o acontecido e vem pedindo uma punição severa por parte da Riot. Além disso, segundo relatos, esta não é a primeira vez que Hastad age de forma tóxica.
Até o momento, a Riot se posicionou de forma padrão. Em resposta ao ge, a empresa afirmou que repudia qualquer ato que dissemine preconceitos e que a situação está sendo apurada internamente para que as punições cabíveis sejam aplicadas.
Procurada pelo ge, a Riot Games se posicionou sobre o caso de injúria racial do Hastad. Publisher repudiou o preconceito e disse que está apurando a situação internamente. pic.twitter.com/tr7cFxor5P
— Roque Marques (@roque_mn) June 18, 2021
Algumas figuras conhecidas do cenário, como Rakin, se manifestaram sobre o acontecimento e falaram sobre o perigo que é permitir que uma pessoa com esse tipo de pensamento possua uma posição de influencer.
Enfim, cansada.
— F/A Rawrafaela 🦁 (@Rawrafaela) June 18, 2021
É só isso que eu digo, cansativo ter que ficar falando o óbvio em 2021.
É exaustivo ter que ficar explicando o porque de usar “preto” como ofensa é errado e não se deve fazer isso.
É cansativo ver figuras públicas sem o MÍNIMO de responsabilidade sob o público
Rapaziada, eu e a Copa Rakin somos contra todo e qualquer ato de discriminação e propagação de ódio.
O Hastad está permanentemente banido de futuras transmissões e retransmissões da Copa Rakin. [1/2]— Rafael Knittel (@Rakin) June 18, 2021
O outro lado
Depois de ameaçar com processo quem o confrontasse, Hastad assumiu o comentário racista e se desculpou com a comunidade no Twitter, prometendo mudança e aprendizado.
Rapazeada, ainda estou lendo e absorvendo tudo isso que esta acontecendo hoje… sendo bem sincero para voces, durante a live quando eu estava fazendo aquele comentário, na hora lembro de tomar um susto e me perguntar: porque eu cogitei usar essa palavra? Será que eu nao evolui?
— hastad (@hastadvalorant) June 18, 2021