A criação de metas e padrões em jogos recentes é um processo demorado. O estabelecimento de um meta é o de padronizar uma jogada ou uso de certa arma para ganhar vantagem nas suas partidas.
Sendo VALORANT um jogo relativamente novo quando comparado ao CS:GO ou LoL, o estipular de um meta é algo difícil de fazer. Contudo, já é possível ver algumas tendências e processos comuns nos jogadores ao acompanhar os mais variados torneios. A formação de um meta no jogo irá, com toda a certeza, ser um processo delicado, dado que as habilidades dos agentes irão abrir um leque de opções para contrariar esse padrão de jogo.
Desta forma, será muito mais árduo estabelecer um padrão por parte de um jogador, exigindo ao mesmo, versatilidade em suas jogadas e abordagens ao jogo.
Jett e Operator como primeiro meta de VALORANT
Entretanto, ao assistir os jogadores profissionais atuarem nos campeonatos até então realizados, é possível reparar numa tendência utilizada por muitos atletas. A Operator é uma sniper semiautomática em muito semelhante a AWP do Counter-Strike, matando o oponente com apenas um tiro. Assim, ela é utilizada majoritariamente para confrontos a longa distância.
Jett é uma agente que faz parte do leque de duelistas e possui habilidades que favorecem a sua utilização como sniper. Os confrontos com o oponente a curta distância têm o seu risco acrescido pela dificuldade em resetar um recoil da Operator, dando assim vantagem ao adversário.
Além disso, os combates a curta distância não são convidativos ao uso da Operator também pela dificuldade de acertar o tiro sem a mira. Todavia, o risco destes enfrentamentos desce quando a Jett é usada como sniper do time. Isso porque as habilidades da agente permitem fugir de uma situação desconfortável com relativo sucesso.
A habilidade que mais ajuda o jogador neste tipo de situação é a Brisa de Impulso. Ela possibilita que Jett escape de um duelo com o impulso na direção escolhida, o que permite ao jogador confrontar o adversário em um duelo mais perigoso, de muito risco.
A Corrente Ascendente é mais um dos motivos que faz juntar a Operator à Jett. Esta habilidade viabiliza a subida em caixas ou plataformas, o que permite abrir a mira com a sniper em pixels ousados e inesperados para o oponente.

Profissionais espelham padrão de jogo
Esta tendência no jogo é bem notória no cenário profissional, com jogadores como Wardell e Mixwell, que representam Team SoloMid e G2 Esports respectivamente, sendo o reflexo deste meta. Ambos transportaram o seu papel de sniper das equipes de Counter-Strike e adotaram o mesmo estilo de jogo em VALORANT, assumindo o controle da Operator do time. E eles vêm obtendo ratings altíssimos.
O espanhol conta com 1.35 de rating e Wardell com um rating de 1.58. Os jogadores utilizam a arma de precisão e a agente Jett como escolhas principais em seus jogos. Inclusive, Wardell admitiu em entrevista ao portal TheSpike.gg que estuda o estilo de jogo de Mixwell por ambos serem muito semelhantes na forma de jogar, e pelo espanhol fazer coisas que nem Wardell achava que eram possíveis.
Team SoloMid e G2 são as duas equipes que mais dinheiro somam desde a realização dos primeiros torneios do FPS da Riot. Jogadores como ShahZaM e luckeRRR também adotam esta tendência de jogo em suas equipes, com a utilização da agente e da sniper para ganhar vantagem nos duelos.
No cenário brasileiro, o jogador que mais espelha esta tendência de jogo é qck, da Team oNe. Ele vem apresentando um rating de 1.59 e um KPR (Kills per Round) de 1.

Apesar disso tudo, a combinação Jett e Operator é um padrão que, dada a variedade de habilidades de agentes, deverá ser rapidamente combatido. Ainda assim, é curioso ver a criação de metas numa fase tão precoce do jogo.
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