Assim como em qualquer jogo competitivo, o VALORANT possui as famosas patentes, ou ranques, como são chamados dentro do FPS da Riot Games. São através delas que os jogadores entendem seu nível dentro do game. Por isso, o The Clutch traz um guia para explicar o sistema de patentes do VALORANT.
Como funciona o sistema de patentes do VALORANT?
Através do modo Competitivo, é possível jogar partidas que definirão sua patente de acordo com o seu nível de gameplay. Caso participe pela primeira vez deste modo ou inicie-o no começo de cada Episódio (temporada), será necessário jogar cinco partidas para descobrir qual será seu ranque ao final do progresso.
Além disso, é possível ganhar a Classificação Ranqueada (CR), que são pontos para progresso nas partidas competitivas. Com eles, é possível subir de patente toda vez que o jogador atinge 100 de CR.
Os ranques do VALORANT
Atualmente, o VALORANT possui nove tipos de ranques: Ferro, Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Ascendente, Imortal e Radiante. Este último reúne os melhores jogadores de cada servidor, enquanto os demais contam com três divisões (numeradas por 1, 2 e 3).

Como subir de ranque?
Para evoluir de patente no VALORANT é necessário ganhar partidas. No entanto, quanto melhor o jogador for em seus jogos, mais CR receberá. Logo, existem fatores cruciais que precisam aparecer durante as ranqueadas, como garantir uma boa quantidade de abates, fazer bom uso da economia dentro do jogo, participar das ações no mapa, entre outros.
Tudo isso conta para a Pontuação Média de Combate (PMC) que, no fim das contas, é primordial, principalmente para o seu progresso dentro do jogo, seja ele individual ou em equipe.
Outra coisa interessante a se fazer, caso tenha dificuldades em jogos de FPS, é procurar por tutoriais e aulas sobre como melhorar fundamentos básicos, sendo alguns deles a mira e o posicionamento no mapa.
O The Clutch indica o canal de FRT, streamer da Team Liquid, que conta com diversas aulas e análises de todos os ranques do VALORANT.
Como ver o ranque no VALORANT?
Existem duas formas para ver seu ranque no VALORANT. Ao entrar no lobby do jogo e clicar em “Competitivo”, aparecerá o ranque atual da temporada. Além disso, é possível vê-lo na aba “Carreira”, que exibirá a barra de progressão para o próximo ranque.
Na mesma página, também é possível conferir qual foi a sua patente em Atos anteriores, na seção Ranques de Ato. Eles serão representados por um triângulo de ranques que, por sua vez, estarão preenchidos conforme o jogador ganha partidas em determinada patente.

Outra coisa que o VALORANT tem a disposição dos jogadores é o ranking com os melhores de cada região e Ato, que aparece dentro da página Carreira, na aba Tabela. Lá, é possível ver os melhores jogadores ranqueados no modo Competitivo.
Também é possível ver estes ranques no site oficial do VALORANT e em trackers.
+ Os cinco melhores trackers para VALORANT
Quem é o top 1 mundial no VALORANT?
De acordo com o Tracker.gg, plataforma de informações estatísticas de partidas do VALORANT, o jogador da Cloud9 Erick “Xeppaa” Bach é o top 1 no ranking global de patentes do FPS da Riot Games, até a publicação desta matéria.
Em seguida, aparece o também integrante da C9 Rahul “curry” Nemani e, fechando as três primeiras colocações, está o norte-americano Jordan “zellsis” Montemurro, da Version1.
