A Riot Games deu um baque financeiro nas equipes que disputam o VALORANT Champions Tour (VCT), a liga franqueada do FPS. Segundo o site Sheep Esports, a desenvolvedora cortará o programa de incentivo a criação de conteúdo por parte dos franqueados, que tinha um teto de US$ 400 mil por equipe. Ao todo, a organizadora pode gerar uma economia de até US$ 19 milhões ao ano.
Vale ressaltar que o valor de US$ 400 mil é o máximo que os times poderiam receber, caso cumprissem objetivos e batessem as metas do programa de incentivo. A bolsa servia para estimular as franquias a criarem conteúdos próprios em redes sociais e nas plataformas de stream.
Atualmente, o VCT está presente em quatro regiões — Américas, Pacífico, EMA e China — que contam com 12 equipes cada.
O Sheep Esports disse ainda que as franqueadas foram informadas sobre a mudança na última semana da temporada regular do VCT, e muitas criticaram a notícia. Isso porque, mesmo sem o incentivo, as equipes ainda são obrigadas a criarem conteúdo para o jogo, porém com metas menores que as atuais.
Também de acordo com o site especializado, as equipes que disputam o VCT na região do EMEA receberam US$ 300 mil por disputarem a liga franqueada e ao menos outros US$ 300 mil referentes a venda de skins.
A Riot Games respondeu o site dizendo que ajusta os pagamentos feitos aos franqueados anualmente, e que o foco para 2025 será nos itens digitais, pois eles possuem desempenho melhor.
“Em suma, esperamos um crescimento significativo no valor total do dinheiro pago às equipes pela Riot, continuando a trajetória de crescimento dos últimos três anos”, afirmou a desenvolvedora.
Assim, a expectativa é que o valor de US$ 300 mil por equipe referente às skins suba para US$ 400 mil já na próxima temporada competitiva.