CS:GO: Principais organizadoras banem novos agentes de suas competições
Um dos principais assuntos da nova Operação Shattered Web (Teia Fragmentada) foi a inclusão de novos modelos e skins para agentes presentes no CS:GO, algo que lembrava a função de escolher o personagem antes do jogo, que existia antigamente no CS 1.6.
No entanto, as principais organizadoras de torneio do mundo decidiram banir essas novas skins, para poder tornar o ambiente competitivo mais “limpo”.
Leia também:
Decisão das plataformas de banir as skins
As plataformas de matchmaking ESEA e FACEIT, juntamente com a ESL, anunciaram que vão banir essas novas skins de suas partidas oficiais, não permitindo de nenhuma maneira o uso destes modelos, para evitar quaisquer vantagens. A decisão foi feita em parceria com a CSPPA, a associação de jogadores do cenário internacional de CS:GO, na qual o brasileiro Epitácio “TACO” de Melo faz parte.
Confira as decisões de cada plataforma abaixo:
We're banning custom @CSGO Character Skins from play.https://t.co/kGPQFff0UO pic.twitter.com/uw6FVB6YMu
— ESEA (@ESEA) November 24, 2019
After consulting with the @CSPPAgg & teams, we will be playing the @ecs Season 8 Finals on the latest CS:GO patch, however we will be using the default character models due to concerns about the visibility of the new models.
Tune in on 28 Nov at https://t.co/2vBRpyG1dM!
— Roald Van Buuren (@roaldvanbuuren) November 21, 2019
#ESLProLeague Rule Update: In alignment with the @CSPPAgg, it has been decided to play the Season 10 Finals on the new CS:GO update. Use of custom player model skins will also be prohibited.
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) November 22, 2019
Polêmica envolvendo os modelos
Apesar da introdução dos novos modelos ter sido uma ótima jogada de marketing nesta nova operação, que veio em forma de um passe de batalha – presente também em outros jogos famosos como Fortnite e PUBG –, o efeito na comunidade, principalmente no cenário competitivo, não foi visto de tal forma.
O novo agente CT (Olive) é muito mais dificil de ser spotado na nova cache e dust2.
Segue screenshots postadas no @redditCSGO.
Como proceder @CSGO? pic.twitter.com/ep1DFFNoJc
— Otávio Boccuzzi (@bczzfps) November 21, 2019
As novas skins e modelos de agentes trouxeram problemas graves para o ecossistema do game, principalmente pelo fato de que suas cores impossibilitam a visão clara do personagem em alguns pontos de mapas diversos, como nos exemplos citados acima pelo analista e comentarista brasileiro Otávio ‘bczz’ Boccuzzi, nos mapas Dust 2 e Cache
Outra situação onde o problema ocorre é no mapa Overpass:
How fast yall see the CT model?
Picture from @SRK_xt pic.twitter.com/RolD4L7sdP
— Hac1 (@DonHaci) November 21, 2019
O famoso influenciador Don Haci também sofreu diretamente com os novos agentes, como ele mesmo relatou em seu Twitter:
New CS:GO models be like pic.twitter.com/o2VFdcle2W
— Hac1 (@DonHaci) November 23, 2019
A resposta da Valve? Melhorar a iluminação e mudar as texturas de algumas localidades de certos mapas. Entretanto, a solução não foi bem recebida pela comunidade, já que isso não resolveu a questão da enorme vantagem que essas skins trazem para o meta.
Neste tweet, o criador da Cache, FMPONE, critica a atitude da Valve com o update que foi lançado no dia 22 de novembro:
Este comentário do @FMPONE corrobora com meu ponto de vista. https://t.co/Ic6ZGTBNzC
— Otávio Boccuzzi (@bczzfps) November 23, 2019
Outra situação relatada foi a diferença visual dos modelos em questão ao seu tamanho, remetendo ao antigo Elite Crew do CS 1.6, no qual seu modelo mais fino e com uma cabeça menor o tornava um alvo mais difícil de ser acertado. Algumas competições da época restringiam o uso de personagens justamente por essas vantagens e desvantagens.
Essa diferença no modelos pode ser vista com mais exatidão nesta imagem postada pelo usuário shoushi no Twitter:
first one is default CT skin
second one is FBI agents(such as female one)
both are the same position,angle,weapon pic.twitter.com/pqL3lzbXjY— shoushi (@shoushikun) November 21, 2019
Enquanto isso, a desenvolvedora Valve segue sem dar uma real solução para a questão e deixa em aberto o que poderá acontecer com as skins. O que se sabe é que será algo impossível de remover completamente, já que os modelos são comercializáveis através do Mercado da Steam e tirá-los do jogo poderia impactar diretamente o ecossistema de compras e vendas.
E você leitor, o que acha da decisão? Acha que as skins devem ficar ou serem removidas do jogo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.
Foto de capa: Valve